• Carregando...

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) julgou em 2008 113.885 processos judiciais. O trabalho dos magistrados foi 12,9% superior ao julgado em 2007. Entre janeiro e dezembro, foram protocoladas 101.446 ações judiciais no TRF4, que fica em Porto Alegre e é responsável por analisar os recursos apresentados contra decisões da Justiça Federal do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.

De acordo com levantamento do tribunal, em 2008, para cada 100 processos distribuídos, foram julgados 112. Em 2007, a relação foi de 104 ações julgadas por 100 protocoladas. Segundo dados do TRF4, o desempenho permitiu a redução da quantidade de ações em tramitação nas nove turmas da corte para 120.345. Desde 2005, quando haviam 157.057 ações em tramitação, o tribunal tem diminuído anualmente esse número: a redução chega a 23,4% no período.

"Lula" pede pra sair

O ator Tay Lopez, anunciado há poucas semanas como o protagonista do filme Lula, o Filho do Brasil, não suportou a pressão e renunciou antes do começo das filmagens. A informação é do jornalista Lauro Jardim, colunista da revista Veja. Lopez, um ator até então desconhecido, teria de passar por regimes de emagrecimento e engorda no período de poucas semanas, além de uma rotina de exercícios físicos. Segundo a coluna Radar, o ator, que é hipertenso, teria tido problemas de pressão nos ensaios e pediu para deixar o elenco.

Para substituí-lo, o diretor Fábio Barreto escolheu o também desconhecido Rui Ricardo Dias, informou a revista. As filmagens da biografia de Lula devem iniciar no dia 21, em Pernambuco.

Pede para sair

O primeiro secretário do PSDB de Curitiba, Edson Feltrin, afirmou que vai pedir a renúncia de João Cláudio Derosso da presidência municipal do partido. Ele promete protocolar amanhã o pedido na Comissão de Ética do diretório municipal do PSDB. Feltrin critica o fato de Derosso ter sido eleito pela sétima vez presidente da Câmara Municipal de Curitiba. "O Estatuto do PSDB prevê a alternância de poder. Parece que Derosso quer instalar uma monarquia em Curitiba, contrariando todos os princípios básicos do partido."

Sem procuração

Já Derosso afirmou que Feltrin não tem procuração para falar em nome do partido. "Ele não pode falar isso na condição de secretário do PSDB. Pode falar somente em nome dele." Derosso afirmou que vai convocar uma reunião da Executiva municipal da legenda para a segunda quinzena de janeiro. O objetivo será "tratar da questão Feltrin". "Vamos ver o que diz o estatuto sobre ele usar o nome do partido sem ter essa competência."

Faltoso

Ex-presidente do Congresso, o deputado Jader Barbalho (PMDB-PA) não tem aparecido muito em sessões plenárias e nas comissões da Câmara dos Deputados. De acordo com levantametno do site Congresso em Foco, o índice de faltas do peemedebista na atual legislatura, iniciada no ano passado, chega a 43%.Na única comissão da qual é titular, a de Ciência e Tecnologia (CCT), ele não compareceu a nenhuma das 86 reuniões realizadas em 2007 e 2008.

Aqui, não

A estratégia do STF de investir na compra de telefones criptografados para proteger os ministros contra grampos telefônicos não será seguida pela Câmara Federal. O presidente da Casa, Arlindo Chinaglia (PT-SP), afirmou que a medida não se justifica porque teria um custo muito elevado para os cofres do Legislativo – seriam necessários pelo menos 513 aparelhos – e não traria segurança alguma de que os parlamentares estariam protegidos

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]