• Carregando...

– Diante da liderança de Marta Suplicy no Ibope sobre a sucessão paulista, integrantes do comitê da pré-campanha de Aloízio Mercadante vão propor que ele deixe a liderança do governo no Senado e se dedique completamente à preparação para as prévias do PT, em 7 de maio. Catequese – Do lado da ex-prefeita, aliados já estão com cópia dos resultados para percorrer diretórios do interior do estado, onde Mercadante leva vantagem. O discurso será simples: filiado quer candidato que ganhe a eleição. Perdas... Em privado, aliados de Geraldo Alckmin detectaram na pesquisa Ibope sinais de que a imagem do governador acusa algum desgaste em virtude da atitude pitbull assumida para defender sua postulação à vaga do PSDB na sucessão presidencial. ...e danos – "Alckmin passou os dois últimos meses projetando imagem diversa da que sempre teve", opina um tucano (não-serrista). No Ibope, ele está agora empatado com Lula em São Paulo, e viu reduzida sua vantagem sobre Eduardo Suplicy num eventual confronto por vaga no Senado.

Festa privada – José Sarney (PMDB-AP) fez um discurso no plenário do Senado para comemorar os 20 anos do Plano Cruzado, lançado em seu governo. Foi ouvido apenas por José Agripino (PFL-RN) e Heloísa Helena (PSol-AL). Em rara trégua, a senadora elogiou o ex-presidente. Escolhendo as armas – Renan Calheiros (PMDB-AL) convidou o ex-ministro do TST Paulo Brossard para defender o Congresso na esperada batalha jurídica pelo fim da verticalização das alianças eleitorais. Brossard, que escreveu artigos recentemente contra a manutenção da regra, aceitou a empreitada.

Baixa expectativa – Antes da checagem final da aguardada lista de supostos novos mensaleiros da CPI dos Correios, Delcídio Amaral (PT-MS) e Osmar Serraglio (PMDB-PR) foram avisados: a relação, em grande parte, é mais do mesmo. No prelo – Presidente e relator recebem oficialmente a lista dos técnicos na terça. Nomes de novos deputados são em menor número. Novo filão – A oposição, que já cogitava levar Márcio Thomaz Bastos à CPI dos Bingos, quer agora convidar o ministro da Justiça para explicar as supostas providências tomadas para proteger familiares do prefeito petista Celso Daniel, assassinado em 2002. Cereja do bolo 1 – O relatório final da Secretaria de Controle Externo da Câmara sobre a contratação da SMP&B pela Casa durante a gestão de João Paulo Cunha (PT-SP) é considerado a peça mais contundente a integrar o relatório de Cezar Schirmer (PMDB-RS) pela cassação do ex-presidente. Cereja do bolo 2 – A auditoria foi determinada pelo próprio João Paulo, mas os resultados nunca foram divulgados. Schirmer teve acesso a ela no Tribunal de Contas da União, que a tomou por base para sua investigação do contrato. Outro lado – Vice-governador e pré-candidato à sucessão do tucano Marconi Perillo em Goiás, Alcides Rodrigues, diz que, no estado, o mensaleiro PP, seu partido, não apóia o governo Lula e "jamais se envolveu em fato negativo".

TIROTEIO

* Do primeiro-vice-presidente da Câmara, José Thomaz Nonô (PFL-AL), sobre a decisão de parte da família do ex-prefeito Celso Daniel de deixar o país:

– Antigamente, a turma do PT tinha de se exilar por conta da perseguição política. Agora, as pessoas deixam o país para fugir do próprio PT.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]