• Carregando...
Derosso: aumento em "doses homeopáticas". | Rodolfo Bührer/arquivo/ Gazeta do Povo e
Derosso: aumento em "doses homeopáticas".| Foto: Rodolfo Bührer/arquivo/ Gazeta do Povo e

O governador do Paraná, Orlando Pessuti (PMDB), e o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci (PSB), assim como o presidente Lula, também estarão na África do Sul na semana que vem para acompanhar o lançamento da Copa do Mundo de 2014 – a capital paranaense é uma das cidades-sede do Mundial. Como os dois só assumiram em função da renúncia dos titulares eleitos – Roberto Requião (PMDB) e Beto Richa (PSDB) – não há vices para substituí-los. Quem assumirá o comando da capital e do estado, portanto, serão chefes de outros poderes. O presidente do Tribunal de Justiça (TJ), Carlos Hoffmann, vai comandar o estado. A data da posse ainda não estava definida até o fechamento desta edição, pois a agenda de Pessuti não foi divulgada. É provável que ele viaje na quarta-feira e retorne antes do dia 13. Com isso, evita que ocorra mais uma troca de governador interino. É que, justo nesse dia, Hoffmann encerra seu mandato no tribunal – ele completará 70 anos e terá de se aposentar compulsoriamente.

Enquanto Hoffmann for governador interino, fica no comando do Judiciário o 1º vice-presidente, Ruy Fernando de Oliveira. No dia 14 assumirá o novo presidente do TJ, Celso Rotoli de Macedo, eleito em março passado pelos desembargadores.

De acordo com a Constituição Estadual, o sucessor natural de Pessuti seria o presidente da Assembleia Legislativa, Nelson Justus (DEM). Entretanto, como ele vai concorrer à reeleição em outubro, não pode assumir outro cargo, sob pena de ficar inelegível. O segundo na linha sucessória é o presidente do Judiciário.

Já a prefeitura de Curitiba será comandada pelo presidente da Câmara Municipal, João Cláudio Derosso (PSDB). Ele substituirá Ducci já a partir da segunda-feira. A solenidade de posse está marcada para as 10 horas, no Salão Brasil da prefeitura. O tucano até tinha intenções de disputar uma vaga de deputado estadual, mas desistiu há 15 dias. No lugar de Derosso no Legislativo municipal assume o 1º vice-presidente da Câmara, Tito Zeglin (PDT).

O retorno de Ducci está previsto para o dia 9 de julho. Até lá, Derosso se comprometeu em manter a sintonia com a atual gestão. Essa será a nona vez em que o tucano assume a prefeitura interinamente.

O principal compromisso de Ducci e Pessuti na África do Sul será no dia 8, em Johannesburgo. O lançamento da Copa 2014 deve ter a presença de vários políticos e prefeitos das 12 cidades-sede. Como é um evento governamental, as despesas serão bancadas pelos cofres públicos. Todos eles foram convidados a assistir às partidas de semifinais e à final da Copa.

Ducci também tem compromisso no dia 7, quando assinará um acordo de irmandade com Durban, uma das sedes do Mundial deste ano. A assessoria do prefeito divulgou que ele irá fazer visitas técnicas a estádios e instalações da África do Sul.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]