• Carregando...
Luizão Goulart, prefeito de Pinhais e novo presidente da Assomec | Carol Sábio/Cohapar
Luizão Goulart, prefeito de Pinhais e novo presidente da Assomec| Foto: Carol Sábio/Cohapar

A eleição da nova diretoria da Associação Municipal da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec) mostrou um equilíbrio de forças entre os dois grupos que disputavam o poder. O prefeito de Pinhais, Luizão Goulart (PT), acabou eleito pelo critério de desempate, já que a votação terminou em 14 a 14. O grupo derrotado, que apresentou a candidatura de Aldnei Siqueira (PSD), prefeito de Almirante Tamandaré, estaria cogitando recorrer da decisão.

Luizão, que teve o apoio do grupo da ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann (PT), e do prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), foi declarado vencedor por ser mais velho do que seu adversário. Ele tem 51 anos, contra 48 de Siqueira, considerado candidato do grupo do governador Beto Richa (PSDB). O critério de desempate não estava no regimento da associação, mas a comissão eleitoral usou a legislação que regulamenta as eleições no país para decidir o desfecho da votação.

A Assomec engloba 29 municípios, mas o prefeito de Agudos de Sul não compareceu à votação, que acabou empatada: 14 a 14. Procurado pela reportagem, até às 20 horas, o prefeito Aldnei Siqueira não atendeu às ligações para comentar o resultado do pleito. Ele assumiu a candidatura na última hora. Antes dele, o candidato do grupo de Richa era Loreno Tolardo (PSD), de Quatro Barras, que acabou desistindo da disputa.

Apesar de nenhum dos candidatos admitir a situação, informalmente a disputa era vista como uma pequena "prévia" do embate entre Richa e Gleisi para as eleições do governo do estado em 2014.

Depois do resultado, Luizão afirmou que "é muito cedo para falar em 2014". Mas reclamou de uma suposta interferência do governo estadual na disputa. "Foi uma eleição disputadíssima, com muita interferência principalmente do governo do estado, que criou essa situação de disputa eleitoral", afirmou.

Luizão disse que resolveu se candidatar em função da vitória de Fruet em Curitiba. "Minha motivação de participar da campanha foi porque o Fruet está na prefeitura e tem essa disposição de fazer uma integração maior entre os municípios. Essa abertura é muito importante, principalmente para os consórcios, como o de lixo e saúde. Curitiba vale tanto quanto os outros municípios juntos, e a gente poder fazer de fato uma integração melhor com o Fruet", afirmou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]