• Carregando...
Dilma ao lado de Gleisi: parcerias com o PMDB mudarão em Brasília e no Paraná. | Marcelo Elias/Gazeta do Povo
Dilma ao lado de Gleisi: parcerias com o PMDB mudarão em Brasília e no Paraná.| Foto: Marcelo Elias/Gazeta do Povo

O comício da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, ontem na Boca Maldita, no Centro de Curitiba, virou um ato de campanha mais amplo do que apenas para favorecer a candidata do PT à prefeitura de Curitiba, Gleisi Hoffmann. Ao encontrar-se também com o candidato do PMDB a prefeito, Carlos Moreira, a ministra mostrou ter capacidade de aglutinar forças ao seu redor e em torno do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Ela fez um breve discurso ao lado da petista e do peemedebista, saudou o governador Roberto Requião (PMDB) e passou confiança e empolgação ao militantes do PT, que encheram o local. Dilma, literalmente, subiu no palanque para pedir votos.

"Vim a Curitiba apoiar a Gleisi. Mas isso não impede que tenhamos uma convivência fraterna com os partidos da base de sustentação do governo Lula", afirmou a ministra, que enviou um "abraço fraterno ao amigo Requião" e deu um animador conselho a Moreira. "Siga seu caminho pois vamos nos encontrar mais na frente."

Dilma Rousseff fez questão de destacar que uma campanha eleitoral é a marca da democracia e deve ser "curtida com muita animação, festa e harmonia". E foi seguindo essa diretriz que ela, de fato, conseguiu exercer o papel para o qual veio a Curitiba: alavancar a campanha de Gleisi. "O PT é um partido de chegada e a Gleisi é assim também. Ela vai virar esta eleição", disse a ministra, que pediu votos também para os candidatos a vereador da legenda.

A ministra, que trabalhou com Gleisi em 2002, durante a transição do governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB) para o de Lula, e também quando a candidata foi diretora-geral de Itaipu, fez rasgados elogios à parceria que tem com a mulher do ministro do Planejamento, Paulo Bernardo. "A Gleisi tem duas qualidades fundamentais para um pessoa que pretende governar uma cidade como Curitiba: competência e sensibilidade. Ela é guerreira e sabe perceber o que o mais pobre precisa. E sofre como o fato de haver cidadãos necessitados", afirmou Dilma, garantindo estar plenamente confiante em uma virada da petista na capital paranaense.

"É muito importante a participação das pessoas em uma campanha. E a experiência de governar só se completa quando se tem um ambiente harmônico, como esses que ocorrem nas campanhas. Isso nos dá energia e é uma conquista social", disse a ministra, mostrando estar preparada para pedir votos para os candidatos do PT pelo país até outubro e também para os da base de apoio ao governo federal – às coligações mais próximas da legendade –, desde que não haja conflito e disputa com petistas.

Antes da manifestação na Boca Maldita, Dilma gravou participação para os programas eleitorais de Gleisi e dos candidatos a vereador.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]