Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
CPI dos Correios

Petistas preparam recurso contra aprovação de relatório. Bittar chama Delcidio de 'canalha'

Os governistas saíram da sala da CPI dos Correios irritadíssimos com o presidente da comissão, o senador Delcidio Amaral (PT-MS), e foram direto para o gabinete do líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante (PT-SP), preparar um recurso à Mesa do Congresso para contestar a votação que aprovou o relatório do deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR).

Os governistas, sobretudo do PT, alegam que o regimento prevê que Delcidio Amaral seria obrigado a responder às questões de ordem e colocar em votação os destaques ao texto de Serraglio. Um dos mais exaltados, o deputado Jorge Bittar (PT-RJ) chamou o colega de partido Delcidio de "Judas", "filho da puta" e "canalha".

A líder do PT no Senado, Ideli Salvatti (SC), disse que Delcidio teve um comportamento "autoritário, anti-regimental e incompatível com a presidência de uma CPI". Mercadante também acusou o colega de descumprir o regimento.

- Ele errou como presidente da CPI. Ninguém tem poder para descumprir o regimento. Ele poderia recusar as questões de ordem, mas caberia recurso ao plenário. Podíamos perder no texto-base mas ganhar nos destaques - disse Mercadante.

Ideli, no entanto, evitou falar de uma possível punição do PT a Delcidio.

- Cada dia com sua agonia. Nossa prioridade é elaborar o recurso - limitou-se a dizer.

INTERATIVIDADE

O relatório final da CPI dos Correios foi justo? Você acha que os citados no relatório sofrerão punições? Participe da enquete.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.