Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Operação Branca de Neve

PF deflagra ação contra quadrilha que desviou recursos do INSS

Operação da PF busca quadrilha especializada na lavagem de recursos desviados do INSS nas décadas de 80 e 90. Advogado de Jorgina, que movimentava o dinheiro, foi preso

A Polícia Federal deflagrou na madrugada desta terça-feira a operação Branca de Neve, no Rio de Janeiro e em São Paulo, para prender uma quadrilha especializada na lavagem e ocultação de dinheiro, principalmente recursos desviados do INSS no fim da década de 80 e início da década de 90. Segundo a PF, quatro pessoas foram presas, entre elas o advogado Armando Avelino Bezerra, acusado de gerenciar uma pequena fortuna depositada num paraíso fiscal do Caribe.

Condenado em 1992 a 12 anos e seis meses de prisão, Armando Avelino só passou quatro anos atrás das grades. Nesta terça, ele foi preso num condomínio na zona oeste do Rio. Leia aqui a reportagem do "Globo".

Dois aviões, além de um caminhão com obras e peças de arte que estavam com o grupo foram apreendidos. São quatro mandados de prisão e 40 de busca e apreensão expedidos pela 5ª Vara Criminal da Justiça Federal do Rio de Janeiro.

Reportagem publicada pelo jornal "O Globo" nesta terça-feira mostra que, em quase dois anos de investigação, a Polícia Federal, a Procuradoria da República e a força-tarefa da Previdência Social constataram que o destino do dinheiro arrecadado com o maior golpe da história contra a Previdência Social continua sendo movimentado por Armando Avelino. A polícia calcula que nos últimos anos ele comprou mais de 100 apartamentos e ainda estava investindo em obras de arte, no mercado financeiro e em empresas de fachada.

- Evidentemente que o dinheiro está escondido, são as evidências de que esse dinheiro está reaparecendo aos poucos é que desencadeou a operação Branca de Neve - disse o delegado José Maria Fonseca.

Participam da operação 140 policiais federais e equipes do Ministério Público Federal, da Receita Federal e da Procuradoria do INSS. Um dos locais da operação foi o clube de ultraleves no Rio, onde o advogado estaria investindo o dinheiro roubado numa escola de piloto e numa fábrica de aviões.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.