• Carregando...
Pizzolato: dupla cidadania facilitou a fuga para a Itália | José Freitas/ABr
Pizzolato: dupla cidadania facilitou a fuga para a Itália| Foto: José Freitas/ABr

Caso de polícia

Ex e atual mulher de Marcos Valério brigam pela posse de fazenda

Agência Estado

A ex-mulher do publicitário Marcos Valério, Renilda Santiago, de 50 anos, e a ­­atual companheira dele, a estudante baiana Aline de Couto Chaves, 21, iniciaram uma disputa pela posse da Fazenda Santa Clara, em Caetanópolis (MG), que se transformou em caso de polícia. Segundo a Polícia Militar, Renilda teria retirado no sábado as roupas e demais pertences da jovem da propriedade, que consta como atual residência de Valério – preso por ter sido o operador do mensalão. Apesar de Aline alegar que vive com Valério há cinco meses na fazenda, Renilda se apresentou como a responsável por gerenciar os bens da família. Valério teria relacionamento com Aline há um ano, mas não se divorciou de Renilda.

Presos

Dirceu quer trabalhar em hotel; Genoino estuda pedir indulto de Natal

Agência Estado

Se a Justiça autorizar, José Dirceu vai trabalhar como gerente administrativo do Saint Peter Hotel, um quatro estrelas de Brasília. Em petição ao presidente do Supremo, Joaquim Barbosa, a defesa de Dirceu comunica que o ex-ministro do governo Lula, que depois se tornou um consultor empresarial "possui proposta concreta de trabalho junto ao St. Peter".

Condenado a 10 anos e 10 meses de prisão, como suposto mentor do mensalão, o ex-ministro encontra-se, desde a semana passada, em regime semiaberto – parte relativa à condenação de 7 anos e 11 meses por corrupção ativa.

Já os advogados dos ex-presidentes do PT José Genoino e do PTB Roberto Jefferson estudam pedir à Justiça um indulto a seus clientes. O benefício costuma ser dado, por exemplo, a quem tem doença grave. Genoino tem problemas cardíacos e Jefferson se recupera de câncer no pâncreas.

834 é o número de ações ou inquéritos contra políticos que tramitam no STF. Em 36% dos casos existem indícios fortes de crimes como lavagem de dinheiro, desvio de recursos, falsidade ideológica e até homicídio. Desde a Constituição de 1988, quando passou a ser foro privilegiado de autoridades, o STF pôs na cadeia, porém, apenas dois deputados com mandato: Natan Donadon e José Genoino.

  • João Ricardo dos Santos Costa, presidente eleito da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB)

A fuga para a Europa do ex-diretor de marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato, paranaense condenado no processo do mensalão e foragido da Justiça brasileira, teria começado a ser planejada em 2010 – dois anos antes do início do julgamento do caso pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

A deputada Renata Bueno, representante dos descendentes italianos do Brasil no Parlamento da Itália, informou ontem ter recebido informações extraoficiais da diplomacia do país europeu de que Pizzolato informou às autoridades italianas, em 2010, a transferência para a Espanha de sua residência permanente. Segundo ela, o último passaporte italiano de Pizzolato foi retirado em Madri há pouco tempo, e não no Brasil.

Oficialmente, a Itália ainda não informou quando concedeu a segunda via do passaporte a Pizzolato. O foragido tem dupla cidadania e entregou a primeira via, além do documento brasileiro, à Polícia Federal durante o julgamento do mensalão, por ordem do STF. Quando foram emitidas as ordens de prisão dos primeiros mensaleiros condenados, porém, descobriu-se que Pizzolato não estava mais no país e teria fugido para a Europa.

Segundo Renata Bueno, o processo de cidadania do paranaense Pizzolato passou pelo consulado italiano em Curitiba. Mas logo foi transferido para o Rio de Janeiro, cidade para onde se mudou. Em 2010, foi novamente transferido, desta vez para o consulado italiano em Madri, na Espanha. E o novo passaporte italiano teria sido emitido há pouco tempo.

"Para conseguir o novo passaporte, ele informou ao consulado da Itália em Madri que tinha residência fixa na Espanha. Isso mostra que ele já estava planejando fugir muito antes de ser condenado", disse Renata Bueno. "Há muitos indícios de que o Pizzolato conseguiu ajuda de gente muito poderosa para fugir do Brasil e agora para se manter escondido", afirmou a deputada, que é curitibana e já foi vereadora da capital paranaense.

Procurado, o Ministério das Relações Exteriores da Itália não confirmou se emitiu um novo passaporte ou um documento de viagem provisório para Pizzolato.

Presidente eleito da AMB e a OAB criticam Joaquim Barbosa

Eleito no fim de semana para a presidência da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), o desembargador gaúcho João Ricardo dos Santos Costa criticou ontem a substituição do juiz da Vara de Execuções Penais do Distrito Federal responsável pela execução das penas dos condenados no processo do mensalão – mudança que teria ocorrido por pressão do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa. Mais tarde, engrossaram o coro contra a troca a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Associação dos Juízes para a Democracia.

A substituição do juiz Ademar de Vasconcelos por André Silva Ribeiro teria sido feita por pressão de Barbosa. O presidente do STF estaria insatisfeito com o trabalho de Vasconcelos. Ribeiro é considerado mais "duro" com condenados.

Mas, para o novo presidente da AMB, a mudança "fere o preceito constitucional de juízo natural", pelo qual o juiz não pode ser escolhido para julgar determinado processo ou ser trocado porque alguém não gostou da decisão dele. Costa destacou que não falava em nome da AMB porque ainda não tomou posse no cargo.

Coronelismo

Já a OAB aprovou o envio de ofício ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para que verifique a regularidade ou não da substituição de Ademar Vasconcelos. E a Associação dos Juízes para a Democracia divulgou nota classificando a mudança de "coronelismo judiciário".

A pressão surtiu efeito e o Tribunal de Justiça do Distrito Federal procurou negar a interferência de Barbosa. Divulgou nota na qual informa que o presidente do STF não definiu qual juiz da Vara de Execuções Penais do Distrito Federal deveria cuidar da pena dos condenados no mensalão. Por essa razão, segundo a nota, não há que se falar em substituição do juiz responsável.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]