• Carregando...
 | Divulgação site oficial
| Foto: Divulgação site oficial

Os deputados e senadores do país poderão ganhar mais uma vantagem em relação ao resto da população. Um projeto do deputado Guilherme Mussi (PSD-SP, foto) que tramita na Câmara prevê que os carros dos parlamentares poderão usar placas especiais, verde e amarelas. Hoje, só o veículo da presidente da República, do presidente do Senado e do presidente da Câmara têm essas placas. Segundo o deputado, a ideia é que os congressistas se desloquem mais rapidamente. "Deslocando-se em veículos próprios, os deputados federais e senadores veem-se muitas vezes em situações que comprometem sua mobilidade, prejudicando-os na pontualidade ou mesmo impedindo-os de comparecerem a eventos", diz o deputado na justificativa.

Para pensar...

"O governo não pode perder de vista as questões que são importantes para o Brasil. Por exemplo, tem de parar urgentemente com a criação de cargos comissionados, de empresas, fundações e autarquias."Jayme Campos (DEM-MT), senador.

Sobram 10

O Ministério Público da Bahia pediu o afastamento de 31 dos 41 vereadores de Salvador. Eles são acusados, pelo MP, de improbidade administrativa. O motivo? De acordo com a ação, os vereadores usaram uma "manobra ilegal" para votar emendas ao Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano da Copa. A votação da proposta estava suspensa temporariamente por ordem judicial.

Não pode

Desde 1.º de janeiro, a lei eleitoral já restringe programas sociais e publicidade institucional. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, a administração pública está proibida de realizar a distribuição gratuita de bens, valores ou benefícios aos cidadãos, exceto em casos de calamidade pública ou de estado de emergência em ano de eleição. Também estão proibidos programas sociais executados por entidade nominalmente vinculada a eventual candidato em 2012.

Regras para valets

Os estacionamentos com serviço de valet em Curitiba poderão ser obrigados a fornecer aos clientes um ticket com a quilometragem registrada pelo veículo na chegada ao estabelecimento. De acordo com o autor da proposta, vereador Felipe Braga Côrtes (PSDB), a medida vai evitar que os carros "sejam utilizados de maneira indiscriminada pelos manobristas, fato já ocorrido em grandes cidades do país".

Longa queda

O ex-ministro do Esporte Orlando Silva Júnior, que deixou o cargo depois de denúncias de irregularidades, deve ser candidato a vereador em São Paulo nas eleições de outubro. O martelo será batido até o final do mês, de acordo com o presidente do diretório paulistano do PCdoB, Wander Geraldo. "O nosso interesse é que ele seja candidato. E a vontade dele também é nesse sentido. O ministro Orlando é um dos principais nomes do PCdoB no país e a vaga dele na chapa está garantida se ele quiser mesmo ser candidato", afirmou Geraldo.

Pinga-fogo

"Por que a gente tem que só apanhar? Se tem Justiça no Brasil, a Justiça deve apurar e deve punir".Maria Prestes, viúva do líder comunista Luís Carlos Prestes, falando sobre a divulgações do nome de 233 torturadores da ditadura militar (1964-85).

Colaboraram: Caroline Olinda, Euclides Lucas Garcia e Rogerio Waldrigues Galindo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]