Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
discussão

PMDB ameaça retirar apoio ao ajuste fiscal após programa do PT na TV

Líder do partido Leonardo Picciani disse que não vota sobre assunto ‘até que o PT nos explique o que quer’

 | Luiz Alves/Câmara dos Deputados
(Foto: Luiz Alves/Câmara dos Deputados)

O líder do PMDB, deputado Leonardo Picciani (RJ), disse na noite de terça-feira que o partido não irá mais votar as medidas do ajuste fiscal sem compreender melhor a posição do PT sobre o texto. A fala de Picciani foi feita depois que parlamentares do PMDB o procuraram por terem ficado “desconfortáveis” em apoiar a medida após a propaganda partidária do PT na noite desta terça-feira

“Não votaremos a MP 665 amanhã, não mais, até que o PT nos explique o que quer. Se for o caso, feche questão para votação das matérias do ajuste fiscal. Se não for assim, não contem conosco. Se há dúvidas e se o País não precisa desse remédio amargo, não vamos empurrar essa conta no trabalhador”, disse.

Em vídeo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que a proposta para regulamentar a terceirização (PL 4330/04), aprovada pela Câmara em 22 de março, seria um retrocesso para o trabalhador brasileiro.

Para o deputado Domingos Sávio (PSDB-MG), o PMDB ajudou a “desmascarar” o PT, que bancaria o “santo do pau oco” ao trair os trabalhadores.

O líder do governo, deputado José Guimarães (PT-CE), procurou esfriar os ânimos e pediu mais diálogo com o principal aliado da base governista.

“O governo tem absoluta convicção de que o ajuste é necessário e vamos votar para aprová-lo. Os partidos da base têm responsabilidade sobre isso, mas, principalmente, o PT e o PMDB precisam compreender a necessidade desse ajuste, não para o governo, para o País”, afirma.

Guimarães reconheceu que é necessário discutir os problemas apontados pelo PMDB na medida provisória.

“Daqui para amanhã é evidente que vamos conversar muito. Aprendi uma coisa na política: que é preciso calma, tranquilidade e diálogo”.

Ele também disse que o PT pode fazer as considerações que quiser sobre o projeto de terceirização.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.