• Carregando...

O líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (AL), se reuniu nesta segunda-feira com o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) e o presidente do Senado, José Sarney, para conversar sobre a presidência do Conselho de Ética da Casa. Convidado por Renan Calheiros para assumir o posto, Vital do Rêgo foi evasivo ao final da reunião, e não disse se aceitará o convite. Ele ocupa o cargo de corregedor do Senado e pondera sobre a conveniência de assumir mais essa missão.

Ao chegar para o encontro com Sarney, Vital do Rêgo disse que ainda não há nada decidido. Renan Calheiros limitou-se a dizer: "Quero entrar amanhã com essa questão resolvida."

O líder do PT no Senado, Walter Pinheiro (BA), reforçou na manhã desta segunda-feira a indicação feita pelo partido. Na semana passada, Pinheiro havia sugerido que o senador Wellington Dias (PT-PI) ocupasse a presidência do conselho.

"Mantemos a nossa oferta. O senador Wellington Dias tem todas as condições necessárias que o posto exige. A sociedade cobra do Congresso uma definição rápida sobre as denúncias crescentes envolvendo o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO), e não podemos protelar mais nossas decisões", afirmou Pinheiro.

Pinheiro defendeu que, no caso de os peemedebistas escolherem a presidência do Conselho de Ética, o seu partido deve ficar com a relatoria. Porém, pela nova norma regimental, a escolha do relator será feita por sorteio, e a presidência será escolhida pela maior bancada, atualmente o PMDB.

Caberá ao novo presidente do conselho, que substituirá Jayme Campos (DEM-MT), decidir se acatará a representação do PSOL que pede a cassação do mandato de Demóstenes. O parlamentar pediu afastamento do DEM, na semana passada, depois de ter seu nome vinculado a um esquema de exploração de jogos ilícitos, em Brasília e Goiânia, comandado pelo empresário Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]