• Carregando...
 | Nani Gois/Alep
| Foto: Nani Gois/Alep
 |

Pinga-fogo

Moreira Mariz/Agência Senado

"Um povo que não conhece sua história não tem memória."

Eduardo Suplicy, senador (PT-SP), defendendo o acesso a informações públicas

Os deputados do PMDB afastaram-se da Comissão Especial da Assembleia do Paraná criada para sabatinar os candidatos à vaga de conselheiro no Tribunal de Contas (TC). Em ofício, o líder da bancada do PMDB, Caíto Quintana, e o suplente dele na comissão, Nereu Moura (foto), disseram que não continuariam a acompanhar os trabalhos por não concordar com os procedimentos da comissão. Eles citaram como motivos, para o abandono, a prorrogação do prazo de inscrição e o fato de "não haver concordância com o excesso de candidatos a serem sabatinados por reunião – superior a 10." O presidente da Comissão Especial, deputado Élio Rush, disse que o afastamento não atrapalha e na semana que vem deve ser entregue o relatório sobre cada um dos candidatos.

Esclarecimento

Os ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e das Relações Exteriores, Antonio Patriota, poderão ser chamados a comparecer à CCJ para que prestem esclarecimento sobre posição do país com relação ao decreto do presidente da Bolívia, Evo Morales, que legaliza veículos de origem desconhecida. Os requerimentos serão votados na semana que vem. Autor dos pedidos, o senador Pedro Taques (PDT-MT, foto) afirma que sua preocupação é que a medida contemple carros roubados no Brasil e que são usados como moeda de troca do tráfico de entorpecentes e armas, oriundos daquele país. O senador lembra que – segundo o que foi noticiado – Evo Morales respalda sua decisão na convicção de que todos têm direito a um carro e que, na maioria das vezes, os veículos baratos são comprados por pessoas pobres.

Aliás...

Ontem, encerraram as sabatinas dos candidatos à vaga de conselheiro do TC. Ao todo, houve 43 inscrições. Três pessoas desistiram, uma apresentou atestado justificando a ausência na sabatina, nove não compareceram e outros 30 postulantes à vaga foram ouvidos pela Comissão Especial. Além de apresentar um relatório sobre cada um dos candidatos, os deputados da comissão terão de julgar seis pedidos de impugnação contra os candidatos Ivan Bonilha – procurador-geral do estado e favorito à vaga – Augustinho Zucchi, Nelson Garcia, Gabriel Léger, Tarso Cabral Violin e Luiz Antonio Leprevost.

Cancelou

Um dia depois de a Assembleia publicar o edital para compra de 59 tablets, o presidente do Legislativo, Valdir Rossoni (PSDB), anunciou ontem que já cancelou o edital. É o mesmo processo que aconteceu no caso dos frigobares. Assim que a imprensa noticiou o edital, Rossoni decidiu que não era o caso de insistir. "Tudo que a imprensa questionar eu vou derrubar", diz ele.

A licitação era de R$ 135 mil para compra de 59 tablets, semelhantes ao iPad. Cada um sairia por R$ 2,3 mil.

Leia mais sobre o edital em http://www.gazetadopovo.com.br/blog/caixazero

Mais controle

A venda ilegal de Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscips) forçou o governo a reagir. Na terça-feira, o Ministério da Justiça decidiu tomar medidas para tornar mais rígido o controle dos convênios firmados com essas entidades. O governo exigirá, a partir de agora, uma prestação de contas anual das organizações que receberam recursos públicos para suas atividades. Segundo a nova diretriz, as Oscips que não abrirem suas contas serão automaticamente descredenciadas e não poderão ter convênios com o governo.

Para pensar...

"Na hora em que há uso da máquina pública, com instrumentos não permitidos pela lei, coloca-se em xeque o registro de todos os partidos."

Agripino Maia, presidente do DEM, criticando a denúncia do uso de servidores públicos para coletar assinaturas para viabilizar a criação do PSD

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]