Líderes do PMDB nacional reuniram-se nesta segunda-feira em Curitiba para debater a sucessão presidencial de 2006 e tentar encontrar um candidato para as eleições do ano que vem. Entre esses possíveis candidatos, estão o governador paranaense Roberto Requião, o ex-governador e secretário do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho e o ex-governador paulista Orestes Quércia.
Como mostra uma reportagem da Gazeta do Povo, o PMDB tenta um pacto de união para superar divergências internas e chegar ao Palácio do Planalto. O partido reuniu ontem em Curitiba a cúpula nacional para lançar um documento com o programa de governo para a campanha de 2006. O eixo central da proposta é uma mudança radical na política econômica, com a redução da taxa de juros de 13% para 4% ao ano.
Na apresentação do programa "Para mudar o Brasil", no plenarinho da Assembléia Legislativa, estiveram presentes três pré-candidatos a presidente: o governador do Paraná, Roberto Requião; o secretário Especial do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho; e o ex-governador de São Paulo Orestes Quércia. Participaram também do encontro a governadora carioca, Rosinha Matheus, e o governador de Pernambuco, Jarbas Vasconcelos. A programação foi encerrada à noite com um encontro no auditório da Fiep, onde também estiveram presentes o governador de Santa Catarina, Luiz Henrique; o presidente nacional do partido, deputado Michel Temer e o presidente do Senado, Renan Calheiros (representante do PMDB governista).
Assediado pelos governadores do Sul para trabalhar sua candidatura a presidente, Roberto Requião disse que não é o momento de falar em nomes, mas de realizar um esforço concentrado num projeto alternativo para o país.
A eleição prévia para escolher o candidato do partido à Presidência da República será no dia 5 de março de 2006. As inscrições serão abertas no dia 20 de setembro.



