• Carregando...

Brasília - Apesar de já ter fechado o apoio a Marco Maia (PT-RS) na disputa pela presidência da Câmara Federal, o PMDB se dividiu internamente na disputa por qual cargo o partido deve pleitear na Mesa Diretora. Inicialmente, o PMDB havia acertado com o petista que ficaria com a primeira vice-presidência. Mas a bancada rachou e, agora, uma parte dos parlamentares peemedebistas defende que a legenda ocupe a primeira-secretaria – cargo responsável por todo o orçamento da Casa.

A primeira-secretaria é considerada um cargo mais importante do que a primeira vice-presidência. Mas o partido havia desistido dele e Marco Maia acertou que a vaga ficaria com o PSDB – que, embora seja de oposição, decidiu apoiar o petista para a presidência da Câmara.

O líder do PMDB na Casa, deputado Henrique Eduardo Alves (RN), conduz o debate e afirma esperar a decisão final da bancada, que se reúne no próximo dia 31 – véspera da posse dos parlamentares e da eleição para a Mesa.

Historicamente, o PMDB ocupou a primeira secretaria. Já foram titulares da cadeira o deputado Inocêncio Oliveira (PE), antes de se mudar para o PR, o ex-deputado Geddel Vieira Lima (BA) e o deputado Osmar Serraglio (PR).

O paranaense Serraglio encabeça o grupo que pleiteia a primeira-secretaria no lugar da primeira vice-presidência. Continuam na disputa pela vaga do PMDB os deputados Rose de Freitas (ES), Edinho Bez (SC), Leonardo Quintão (MG), Elcione Barbalho (PA) e o deputado eleito Almeida Lima (SE).

Respeitar a decisão

Enquanto o PMDB não se define nem quanto ao seu representante na Mesa nem quanto ao cargo que pleiteará, o PSDB indicou, por unanimidade, o deputado Eduardo Gomes (TO) para a direção da Casa. Gomes afirmou à reportagem que o partido respeitará a escolha do PMDB, já que os peemedebistas têm a segunda maior bancada na Casa (o PSDB tem a terceira; a primeira é do PT). Ele ainda disse que assumirá o cargo que lhe couber: a primeira-secretaria ou a primeira vice-presidência. Nas duas últimas gestões, coube ao PSDB a primeira-secretaria, sucessivamente ocupada pelos mineiros Nárcio Rodrigues e Rafael Guerra.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]