• Carregando...

No sétimo encontro consecutivo de Natal com catadores de papel e pessoas que moram na rua em São Paulo, o presidente Luis Inácio lula da Silva disse nesta quarta-feira (23) que o problema da moradia nos grandes centros é político. O presidente também se encontrou com o jogador de futebol Marcelinho Carioca, que acertou nova parceria com o Corinthians.

Durante o evento na quadra do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, no Centro da capital paulista, Lula anunciou a compra de 25 imóveis vazios do INSS em todo o país com custo de R$ 20 milhões. Dois deles estão em São Paulo e serão destinados à população de baixa renda.

Para o presidente, parte da sociedade que não quer pobres morando no centro das cidades. "Todo mundo quer feira, mas não na porta de casa. Todo mundo quer ponto de ônibus, mas não na porta de casa", falou ele, sob aplausos. "Pobre é bom para ver em filme", ironizou Lula.

Sempre bastante aplaudido, o presidente revelou ainda que as indústrias terão crédito fiscal na forma de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) se comprarem material reciclado direto das cooperativas.

"É um papel decisivo na indústria da reciclagem", disse o presidente, que chegou ao local por volta de 11h30, e só começou a falar ao público duas horas depois. O discurso durou meia hora.

'Rei posto'

O presidente focou seu discurso na questão da moradia e pediu que os movimentos sociais preparassem um projeto com as principais necessidades para que os compromissos fossem assumidos ainda em 2010. "Queria que a gente preparasse as necessidades habitacionais para a população de rua ainda este ano. Quando eu vier aqui em dezembro do ano que vem, eu serei rei posto. Já terá outra pessoa eleita e rei posto não faz promessa", disse.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]