Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Investigação

Polícia encontra indícios de sonegação fiscal em empresa de filho de Erenice

PF também apontou suspeitas de lavagem de dinheiro em empresa de Israel Guerra e solitou que o Ministério Público investigue o caso

A Polícia Federal encontrou indícios de sonegação fiscal na contabilidade da empresa de Israel Guerra, filho da ex-ministra da Casa Civil Erenice Guerra, e pediu ao Ministério Público que investigue os fatos. A PF também apontou indícios de lavagem de dinheiro.

A descoberta da PF foi feita no decorrer de uma investigação sobre tráfico de influência na Casa Civil na gestão de Erenice. O inquérito aberto para apurar o assunto foi arquivado pela Justiça. O juiz entendeu que não havia provas de "ilícitos".

Porém, na decisão que decidiu pelo arquivamento, o juiz Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara Federal de Brasília, informa que a investigação da PF encontrou "movimentações financeiras consideradas incompatíveis com os rendimentos declarados à Receita Federal" nas contas de Israel Guerra.

Ele é sócio da Capital Consultoria. A empresa teria sido aberta para intermediar contratos com o governo federal, na época em que a mãe dele era a ministra mais poderosa do governo. Israel cobrava uma "taxa de sucesso" para cada contrato.Os detalhes da investigação são desconhecidos porque o caso continua sob segredo de Justiça. A reportagem não teve acesso à íntegra do inquérito.

De acordo com a decisão do juiz federal, a PF apurou que a empresa também "teria deixado de prestar informações sobre as rendas auferidas nos anos de 2009 e 2010".Esse período foi justamente o auge das negociações de Israel com empresários. Nessa época, Erenice Guerra foi secretária-executiva e ministra da Casa Civil. Ela se tornou ministra após Dilma Rousseff deixar a pasta para concorrer à Presidência da República.

Procurado pela reportagem, o advogado Mário Oliveira Filho disse que Erenice não está envolvida nos indícios de sonegação e lavagem e, por isso, não se pronunciaria. O advogado de Israel Guerra, Eduardo Ferrão, ainda não retornou o telefonema da reportagem.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.