• Carregando...

A Polícia Federal encontrou indícios de sonegação fiscal na contabilidade da empresa de Israel Guerra, filho da ex-ministra da Casa Civil Erenice Guerra, e pediu ao Ministério Público que investigue os fatos. A PF também apontou indícios de lavagem de dinheiro.

A descoberta da PF foi feita no decorrer de uma investigação sobre tráfico de influência na Casa Civil na gestão de Erenice. O inquérito aberto para apurar o assunto foi arquivado pela Justiça. O juiz entendeu que não havia provas de "ilícitos".

Porém, na decisão que decidiu pelo arquivamento, o juiz Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara Federal de Brasília, informa que a investigação da PF encontrou "movimentações financeiras consideradas incompatíveis com os rendimentos declarados à Receita Federal" nas contas de Israel Guerra.

Ele é sócio da Capital Consultoria. A empresa teria sido aberta para intermediar contratos com o governo federal, na época em que a mãe dele era a ministra mais poderosa do governo. Israel cobrava uma "taxa de sucesso" para cada contrato.Os detalhes da investigação são desconhecidos porque o caso continua sob segredo de Justiça. A reportagem não teve acesso à íntegra do inquérito.

De acordo com a decisão do juiz federal, a PF apurou que a empresa também "teria deixado de prestar informações sobre as rendas auferidas nos anos de 2009 e 2010".Esse período foi justamente o auge das negociações de Israel com empresários. Nessa época, Erenice Guerra foi secretária-executiva e ministra da Casa Civil. Ela se tornou ministra após Dilma Rousseff deixar a pasta para concorrer à Presidência da República.

Procurado pela reportagem, o advogado Mário Oliveira Filho disse que Erenice não está envolvida nos indícios de sonegação e lavagem e, por isso, não se pronunciaria. O advogado de Israel Guerra, Eduardo Ferrão, ainda não retornou o telefonema da reportagem.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]