Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Tecnologia

Polícia usa Google Earth para prender foragido no RS

Policiais do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) do Rio Grande do Sul usaram uma ferramenta nova para prender um detento foragido: após rastrear o celular do fugitivo, os agentes estabeleceram sua localização a partir do Google Earth - sistema de busca na internet pelo qual é possível visualizar imagens de satélite de todo o planeta. Conhecido como Matador, Joel Campos da Silva, de 27 anos, era investigado desde dezembro do ano passado e foi preso neste domingo, no litoral Norte do estado.

- Por meio do telefone celular, descobrimos as coordenadas onde ele estava. Conseguimos estabelecer, através do Google Earth, a localização provável do executor. Uma equipe foi ao Litoral e confirmou a região onde seria o paradeiro do procurado - explica o titular da delegacia de homicídios, Juliano Ferreira.

Matador foi preso quando chegava à Estação Rodoviária de Tramandaí, por volta das 22h45min, junto com a esposa e dois filhos. O foragido, que ia para a casa da sogra, em Imbé, não reagiu. Ele é considerado o principal responsável por pelo menos metade dos 12 assassinatos atribuídos à quadrilha dos Manos. Segundo a polícia, o grupo é ligado à principal facção criminosa de São Paulo e comanda os crimes de dentro de estabelecimentos penais.

Matador é acusado realizar execuções a mando da quadrilha. Junto com ele, foram encontrados uma pistola nove milímetros, documento falso e pequena quantidade de maconha. Ele está foragido desde o dia 9 de maio de 2006, quando fugiu do Instituto Penal de Mariante, em Venâncio Aires. Ele foi condenado por roubo e estava no regime semi-aberto quando fugiu. Ele deve permanecer na Penitenciária Modulada de Osório, onde fez exame médico e entrevista com assistente social nesta segunda-feira.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.