• Carregando...

Políticos lamentaram a morte do ex-deputado Plínio de Arruda Sampaio, de 83 anos, na tarde desta terça-feira (8).

A ex-deputada Luciana Genro, candidata à Presidência da República pelo PSOL, emitiu nota de pesar e disse que cancelaria as agendas previstas para esta quarta-feira em Porto Alegre, ficando em São Paulo, onde visitaria nesta terça o ex-deputado no hospital.

Luciana chegou ao Sírio-Libanês poucos minutos após a morte do jurista. "Plínio partiu com a consciência do dever cumprido, após décadas de luta em defesa da igualdade e da justiça social. O PSOL tem muito orgulho de ter sido escolhido por Plínio como o seu partido nestes últimos anos da sua vida. Em 2010, foi imenso o seu esforço para percorrer o país, já idoso, mas com muita energia e com os olhos sempre voltados para a juventude, para o futuro. Eu, pessoalmente, tenho ainda a imensa alegria de ter contado com o apoio de Plínio neste desafio que encaro agora como candidata a presidente. Plininho me contou que, mesmo hospitalizado, ele não se cansava de falar com as enfermeiras e visitantes, pedindo que votassem em mim nas eleições. Fez política até seu último minuto de lucidez", diz a nota.

A deputada Luiza Erundina (PSB-SP), também postou uma nota de pesar pelo Twitter: "A partida do Plínio Sampaio nos causa a nós, seus amigos e companheiros, uma profunda tristeza e ao Brasil, uma enorme perda".

Em nota, o presidente do PT, Rui Falcão, destacou a passagem de Plínio pela legenda: "Plínio de Arruda Sampaio foi um homem raro e fundamental na história do Partido dos Trabalhadores e do Brasil. Ele fará muita falta, especialmente aos movimentos sociais, sindicais e aos homens e mulheres de esquerda. Bertold Brecht falava dos homens "imprescindíveis", que lutam por toda a vida na tentativa de melhorar o mundo. Plínio nunca deixou de lutar. Foi com essa determinação que ele ajudou a fundar o Partido dos Trabalhadores e praticamente redigiu nosso estatuto de fundação. Estivemos juntos em vários momentos cruciais, como as Diretas Já, a Constituinte, várias campanhas eleitorais, muitas lutas sociais. No PT, ele deixou cravado, para sempre, sua determinação, seu companheirismo e sua sabedoria. É com muito pesar que o PT recebe a notícia de seu falecimento e nos solidarizamos, neste momento de dor, com seus familiares, seus companheiros do PSOL e milhares de amigos", disse Falcão.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]