• Carregando...
 |
| Foto:

Pinga-fogo

"O Aécio, a Marina, eu posso chamá-los sim [para uma conversa] (...). Convidarei todos para fazer essa conversa, [sobre] o que acham melhor para o Brasil. Vou escutar muito. O dialogo é também não só com a oposição, mas [com] as forças vivas da nação."

Dilma Rousseff (PT), presidente.

Curitiba deu a maior vantagem a Aécio Neves entre as capitais: 72,1% dos votos válidos. Dentro da cidade, porém, a votação não foi homogênea. Apesar de Aécio vencer em todas as zonas, a diferença para Dilma Rousseff foi menor em regiões mais carentes e periféricas, e maior nos bairros de elite. Na zona 175, que compreende Tatuquara, Campo do Santana e parte da CIC, Aécio fez 59,5%. Na 177, que junta Batel, Bigorrilho, Água Verde e Mossunguê, o tucano fez 83,7%.

Feriado na sexta

O Dia do Servidor Público foi ontem, mas em alguns órgãos a comemoração foi adiada. No governo do Paraná e na prefeitura de Curitiba, por exemplo, o feriado será na sexta-feira. Por isso, o cidadão precisa ficar atento ao funcionamento de serviços públicos. Na capital, as ruas da cidadania, unidades básicas de saúde e a Urbs não atenderão na sexta.

Autopromoção

A bancada do PMDB na Assembleia Legislativa do Paraná decidiu ontem que vai lançar candidato próprio na disputa pela Presidência da Casa, em fevereiro de 2015. Com oito deputados eleitos, os peemedebistas terão a segunda maior bancada, atrás apenas do PSC, com 12. A principal aposta, porém, é que o PMDB esteja valorizando o próprio passe na tentativa de ficar com a 1ª secretaria. Com três aliados já postulando o cargo, o governador Beto Richa (PSDB) dificilmente concordaria que um peemedebista fosse eleito. "Nem o Requião quis um presidente do PMDB", ironiza um parlamentar.

No ministério? 1

Desde que se aproximou do governo Lula, em 2010, Osmar Dias (PDT) é nome constante em qualquer especulação de reforma ministerial, principalmente para a pasta da Agricultura. Dois fatores, segundo fontes de Brasília, pesam a favor de Osmar. Primeiro, Dilma precisa fortalecer uma liderança no estado depois da vitória de Beto Richa (PSDB). Com a ascendência de Osmar, o discurso tucano de que a gestão dela "persegue" o Paraná também seria atacado.

No ministério? 2

Mas há dois problemas: Osmar não participou das campanhas de Gleisi Hoffmann e de Dilma no primeiro turno, e o PDT, historicamente, prefere o comando do Ministério do Trabalho. Osmar já teria esclarecido a primeira situação diretamente com Dilma. Quanto à segunda, a presidente não estaria disposta a aceitar caprichos dos pedetistas.

Reconciliação

Um perfil criado na rede social tumblr busca, com bom humor, reconciliar militantes de Dilma Rousseff e Aécio Neves que travaram discussões acaloradas após as eleições. O Coxinhas S2 Petralhas (foto) traz mensagens de reconciliação.

Colaboraram: Chico Marés, Euclides Lucas Garcia, André Gonçalves, Laura Beal Bordin e Bruna Maestri Walter.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]