• Carregando...
Paulo Paim, senador | Lia de Paula/AG. Senado
Paulo Paim, senador| Foto: Lia de Paula/AG. Senado
  • Hudson José, jornalista

Os líderes partidários e o presidente do Senado, José Sarney (AP), se reúnem na próxima terça-feira para decidir que prioridade vai merecer a PEC de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS, foto acima) que estabelece o voto aberto como princípio geral das decisões legislativas. De acordo com a proposta, passarão a ser abertas as votações para decidir sobre perda de mandato de deputado ou senador por descumprimento de conduta prevista na Constituição, quebra de decoro ou condenação criminal. Dependendo da decisão dos senadores, o exame da PEC ganhará maior ou menor celeridade. Desde que foi aberto processo por quebra de decoro contra o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO), parlamentares passaram a cobrar a instituição do voto aberto. Em agosto do ano passado, por exemplo, a deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF) escapou da cassação graças ao voto secreto.

Em alta - STF

Os ministros do Supremo marcaram para 1.º de agosto o início do julgamento do mensalão. Havia pressão de grupos políticos para que o julgamento fosse adiado para 2013, por causa dos efeitos que poderá ter nas eleições municipais deste ano.

Em baixa - Marconi Perillo

Denúncias feitas durante a semana que passou complicaram ainda mais a situação do governador de Goiás, suspeito de envolvimento com o bicheiro Carlinhos Cachoeira. Na próxima terça-feira, Perillo prestará depoimento à CPMI que investiga as relações de agentes públicos com bicheiros.

Sob investigação

Após ser investigado, no auge do mensalão, por envolvimento no caso dos "dólares na cueca", o Banco do Nordeste protagoniza um novo escândalo. Reportagem da Revista Época informa que a Polícia Federal (PF) apura o desvio de mais de R$ 100 milhões da instituição, entre 2009 e 2011. Empresas dos cunhados do atual chefe de gabinete do banco, Robério Gress do Vale, receberam em torno de R$ 12 milhões. Entre os nomes envolvidos nas investigações da PF há pelo menos dez filiados ao PT.

Cachoeira

O PSDB designou um grupo de assessores para analisar minuciosamente os contratos firmados entre a empresa Delta e o Dnit. Esse "pente-fino" inclui os serviços ganhos pela companhia na época em que o diretor-geral do órgão era Luiz Antonio Pagot, que já se colocou à disposição da CPMI do Cachoeira. A Delta é apontada pela Polícia Federal como um dos braços do esquema de corrupção que levou à prisão o bicheiro goiano Carlinhos Cachoeira.

Indo pra campanha

O jornalista Hudson José (foto quadro), diretor de comunicação da Assembleia, deve integrar o time do prefeito Luciano Ducci (PSB) na campanha de reeleição para a prefeitura de Curitiba. Hudson está de férias por dois meses na Assembleia e, quando retornar, deve ir direto para o front da campanha de Ducci. Ainda não há um nome para substituí-lo na comunicação da Casa.

Pinga-fogo

"Oi, Lula, decepção, em Recife você não manda não."

Militantes do PT em recepção no aeroporto ao prefeito de Recife, João da Costa, que não poderá disputar a reeleição. Na última terça-feira, a Executiva Nacional do partido decidiu impor a indicação do senador Humberto Costa para disputar a sucessão municipal, num acordo que envolve a candidatura de Fernando Haddad à prefeitura de São Paulo.

Colaboraram: Euclides Lucas Garcia e Karlos Kohlbach.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]