• Carregando...
 | Reuters
| Foto: Reuters

A visita da presidente Dilma a Cuba, no fim de semana que vem, deve ocorrer em meio a protestos sobre a supressão de direitos humanos na ilha dos irmãos Castro. O premiado jornalista Guillermo Fariñas (foto) foi preso novamente na semana passada após um protesto pela libertação de outros ativistas. A blogueira Yoani Sánchez postou em seu Twitter que Fariñas estaria preso sem direito a beber água há dias. Yoani também disse que quer encontrar Dilma pessoalmente e pedir sua intervenção junto ao governo cubano para que ela possa visitar o Brasil no mês que vem.

Para pensar...

"Essa decisão [de afastar o vereador de Curitiba Zé Maria da vice-presidência municipal do PPS] foi importante para mostrar mais uma vez o posicionamento do partido com relação aos desmandos da Câmara Municipal nos últimos anos."

Tobias de Santana, secretário-geral do PPS curitibano, sobre a decisão do partido de afastar Zé Maria do comando da legenda após ele votar a favor do arquivamento da denúncia contra João Cláudio Derosso, presidente da Câmara Municipal de Curitiba, acusado de irregularidades em contratos de publicidade da Casa.

Direito a voto

Uma das matérias que aguardam votação no plenário do Senado a partir de fevereiro é a PEC 5/2005, que permite aos brasileiros residentes no exterior votar e eleger seus representantes na Câmara dos Deputados. Os eleitos, nesse caso, seriam representantes exclusivos dessas pessoas, escolhidos por votação majoritária. Para tornar isso possível, o texto sugerido o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) prevê a criação, no exterior, de circunscrições eleitorais especiais. Atualmente, os cerca de 3 milhões brasileiros que vivem fora do país podem votar apenas para presidente da República.

Fraude milionária

O Ministério Público Federal no Distrito Federal denunciou à Justiça Márcia de Fátima Pereira e Silva, servidora do Tribunal Regional do Trabalho da 10.ª região, em Brasília. Ela confessou ter desviado pelo menos R$ 5,5 milhões de contas judiciais somente em 2011. Também foram denunciados o marido, a mãe e o irmão da servidora, envolvidos no esquema. Todos irão responder pelo crime de peculato, que prevê até 12 anos de prisão, além de multa.

Faltosos

Os vereadores de Maringá devem voltar ao trabalho no próximo mês com o risco de sofrerem suspensões e redução de salário por faltas não justificadas em 2011. Teve vereador que faltou 23 sessões sem justificativa, sendo que são apenas duas sessões por semana. A punição está prevista na Lei Orgânica do Município e no regime interno na Câmara, mas não era cumprida. Em 2011 foram realizadas 84 sessões ordinárias na Câmara de Maringá. Na lista dos faltosos, Wellington Andrade e John Alves Correa são os campeões, com 23 e 15 faltas sem justificativas, respectivamente. A cada falta não justificada são descontados R$ 210 na folha de pagamento. Esse valor já foi descontado por falta na folha de pagamento de 2011, mas caso o parlamentar receba suspensão, também deixa de receber pelos dias suspensos.

Pinga-fogo

"Na medida em que facilite o contato das duas sociedades, das duas economias, só pode ser avaliado como algo positivo [a decisão de liberar mais vistos para os EUA] no momento em que estamos preparando uma visita da presidente Dilma Rousseff a Washington a convite do presidente [Barack] Obama."

Antonio Patriota, ministro de Relações Exteriores, elogiando a decisão dos EUA de aumentar o número de vistos para os brasileiros.

Colaboraram: Euclides Lucas Garcia, Fábio Guillen e Sandro Moser.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]