• Carregando...

A Coordenadoria de Defesa Civil do Rio Grande do Sul recebeu alerta da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec) do Ministério da Integração Nacional sobre a ocorrência de chuva forte, raios e ventos com até 60 quilômetros por hora, hoje, no estado. Pode haver também queda de granizo em áreas localizadas.

A previsão de temporais está relacionada com as altas temperaturas que atingem o estado e formam nuvens carregadas sobre a região. Os termômetros da capital gaúcha marcaram 41ºC no fim de semana, um recorde que não era registrado há 20 anos.

A onda de calor no Rio Grande do Sul é provocada por uma forte massa de ar quente e seco que está sobre toda a região. Ela vai cobrir o Sudeste também a partir de agora. As temperaturas permanecem altas até sexta-feira. De acordo com técnicos da Sedec, a precipitação pluvial esperada poderá amenizar os efeitos da estiagem que afeta o Rio Grande do Sul, mas não será suficiente para reverter o quadro.

Segundo a previsão, os temporais deverão ocorrer de forma isolada em todo o Rio Grande do Sul, especialmente no sul, no centro e no leste do estado, inclusive na capital.

O intenso calor aumentou a procura pelos hospitais na capital do Rio Grande do Sul. Os casos de hipertensão e desidratação são os mais comuns. No Hospital Criança Conceição, os médicos e enfermeiras já atenderam 44 pessoas, entre elas cinco crianças que estão na sala de observação e três que estão aguardando leito.

O Hospital de Pronto Socorro está com todas as suas enfermarias lotadas e o diretor Arthur Pereira Filho declarou que a situação está sob controle. No Hospital das Clínicas, as oito vagas da Pediatria estão ocupadas e na Santa Casa, o chefe da emergência Leonardo Fernandes diz que está com 19 pacientes para oito leitos - o perfil dos casos se refere as doenças crônicas.

A semana começa com um dia típico de verão. No Sul e no Sudeste, uma grande massa de ar quente eleva as temperaturas. Em Minas Gerais e São Paulo, cai uma chuva rápida para refrescar. Já no Rio de Janeiro e no Espírito Santo, não chove e faz muito calor.

Na tarde deste domingo, um tornado se formou em Taubaté, no interior de São Paulo. Fenômeno raro no Brasil, criado a partir de diferentes massas de ar, os tornados atingem 100 quilômetros por hora. Esse, felizmente, não causou estragos.

No Nordeste, os dias de verão continuam, com tempo aberto, muito sol e calor. O ar seco deixa o tempo ensolarado no sertão. Chove do Maranhão ao Ceará, no litoral da Bahia e em Sergipe. No Centro-Oeste e em grande parte do Norte, o sol aparece entre muitas nuvens e faz calor.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]