BRASÍLIA - Apesar da crise de confiança econômica que o país atravessa, o primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates, afirmou ontem, após encontro com a presidente Dilma Rousseff, que a compra dos títulos da dívida externa portuguesa é "um investimento que vale a pena ser feito".
Sócrates esteve reunido com a presidente Dilma na manhã deste domingo no Palácio do Planalto. Ao final do encontro, ele disse que não pediu à presidente que o Brasil compre os títulos portugueses.
No início de dezembro, no entanto, o ministro das Finanças de Portugal, Fernando Teixeira dos Santos, pediu ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, que o Brasil comprasse os papéis da dívida portuguesa. Mas o ministro brasileiro negou a proposta.
Há dez dias, a agência de classificação de risco Fitch rebaixou a nota do risco de crédito de Portugal porque o país está com dificuldade de obter recursos no mercado financeiro. Depois de Grécia e Irlanda, Portugal e Espanha foram os últimos países europeus a demonstrar que a crise financeira se agravou internamente. Os portugueses estão em dificuldades para rolar sua dívida, o que tem levantado dúvidas nos investidores de que o país poderia dar um calote nos credores.
Única entrevista
José Sócrates foi um dos sete chefes de Estado e de governo que tiveram encontros com Dilma no primeiro dia de trabalho da presidente. Ele foi o único dos representantes internacionais a conceder entrevista à imprensa.
O primeiro-ministro português disse que discutiu com Dilma a internacionalização das empresas brasileiras, que estão se instalando em Portugal.



