• Carregando...
O casal Lula e Marisa com a presidente Dilma e Michel Temer: documentário de 35 minutos registra a transição de poder | ABr
O casal Lula e Marisa com a presidente Dilma e Michel Temer: documentário de 35 minutos registra a transição de poder| Foto: ABr

No dia 25 de abril está prevista a estreia do primeiro documentário brasileiro em tecnologia 3D, em Brasília. A escolha da capital federal para o lançamento da produção Pela Primeira Vez não é por acaso. Os principais protagonistas do filme são a presidente Dilma Rousseff e seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva. A expectativa é que os dois estejam presentes na estreia. Em maio, o documentário será lançado no Rio de Janeiro.

A produção é assinada pelo ex-diretor de imagem e fotógrafo oficial da Presidência, o brasi­lien­se Ricardo Henrique Stu­ckert, 42 anos, mais conhecido como Stuckinha. O documentário de 35 minutos e registra a transição de poder com cenas carregadas de emoção. Uma de­­las ocorre num quarto do Hos­­pital Sírio-Libanês. A mulher de José Alencar, Mariza Gomes da Silva, afirma que se separaria dele caso insistisse em ir à posse de Dilma. Muito abatido, ele fala da sensação de dever cumprido – Alencar morreu menos de um três meses depois, em 29 de março de 2011.

Sem uma voz de narrativa, a edição é feita com o som ambiente e discursos de cada um no dia da posse de Dilma. "O Brasil tem pouca tradição no registro de seus grandes momentos e de sua própria História", conta Stu­­ckert. "Como eu vinha desenvolvendo um olhar mais cinematográfico da Presidência, porque passei a filmar tanto quanto fo­­tografar durante o segundo man­­dato de Lula, achei que a pos­­se poderia render um documentário único. Pela primeira vez um presidente operário passava o governo para um eleito de seu próprio partido, que, pela primeira vez, era uma mulher."

O próximo projeto de Stuckert é transformar o material coletado em anos num documentário sobre a Era Lula.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]