• Carregando...

O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Nelson Justus (DEM), anunciou ontem a posse efetiva do suplente Ademir Bier, na segunda-feira, e a cassação do deputado Geraldo Cartário (PDT). A ordem para a saída imediata de Cartário do cargo e a posse de Bier feita pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR) ocorreu no dia 22 de abril. O deputado cassado foi acusado de distribuir presentes a ouvintes de uma emissora de rádio de sua propriedade e de utilizá-la para promover a sua candidatura e criticar adversários políticos. Bier já ocupa a vaga de deputado estadual desde fevereiro porque Cartário se licenciou por 150 dias para tratamento de saúde.

Pressão

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou ontem ter sofrido pressão de integrantes do PMDB após as recentes demissões na Infraero. O corte de apadrinhados políticos na estatal geraram insatisfação na bancada do PMDB no Senado, que ameaçou criar dificuldades para o governo no Congresso. O ministro não revelou quem o procurou.

Transparência 1

O presidente da Assembleia Legislativa, Nelson Justus (DEM), está em São Paulo, para participar do VI Encontro do Colegiado dos Presidentes das Assembleias Legislativas. Durante o encontro, que teve início ontem e termina hoje, ele pretendia mostrar aos colegas uma prévia do Portal da Transparência, o qual deve começar a funcionar em julho.

Transparência 2

A prefeitura de Maringá lançou ontem, com pompa, o Portal da Transparência no site da administração municipal. Será possível acompanhar a arrecadação e despesas e licitações do órgão. Para o Observatório Social de Maringá, o portal é um avanço, mas ainda falta divulgar, por exemplo, os cargos comissionados.

Sem voto, não

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou projeto proibindo que suplente de deputado federal, de deputado estadual e de vereador assuma mandato se não tiver recebido nenhum voto. O projeto ainda será votado pelo plenário.

Desafios

O grupo Democracia Socialista do PT, que tem entre seus expoentes o deputado federal Dr. Rosinha, realiza hoje um debate sobre os desafios do Brasil diante da crise mundial. O principal convidado para falar sobre o assunto é o economista Marcio Pochmann, presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O evento ocorre às 15 horas, no auditório do hotel Caravelle. A entrada é franca.

Campanha

O senador Osmar Dias (PDT) estará hoje em Maringá, para promover outro ciclo de debates sobre o Paraná, como o que ocorreu em Foz do Iguaçu há duas semanas. As discussões servem de base para a formatação do plano de governo que o pedetista vai apresentar em 2010.

Correndo atrás

O PMDB do Paraná também começa a se mexer de olho na eleição do ano que vem. No início desta semana, o partido decidiu convocar um encontro com os presidentes dos diretórios municipais de todo o estado para definir as estratégias para 2010. A reunião será no início de junho e será a primeira etapa da preparação do Congresso Estadual do PMDB, que deve ocorrer em agosto.

Disputa

Segundo o jornal Folha de S. Paulo, o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) está trabalhando para evitar que o senador Osmar Dias (PDT) se torne o líder do governo no Congresso. Renan teria dito que o cargo pertence ao PMDB e "ninguém tasca".

Check-up

O ex-governador Paulo Pimentel passou por uma bateria de exames no Hospital Santa Cruz, em Curitiba, após sentir um mal-estar ontem de manhã. Segundo a secretária pessoal do empresário, o check-up foi feito apenas por precaução. A assessoria de imprensa do hospital informou que Paulo Pimentel voltou para casa logo após a realização dos exames e que nada de mais grave foi constatado.

Correção

Diferentemente do escrito na matéria "357 eleitos em 2008 já foram cassados", publicada ontem, ainda não há uma definição sobre novas eleições no município de Imbituva, na região central do estado.

Pinga-fogo

"Vamos ouvir as ruas para saber o que o povo pensa saber? O que o povo pensa sobre a concessão do habeas corpus? Isso é um problema. Não se dá independência a um juiz para que ele ficar consultando um sujeito na esquina."

Do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, um dia após ser alvo de um protesto pedindo sua renúncia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]