• Carregando...

A pesquisa do Ibope agitou os bastidores da política de São Paulo. Para a ex-prefeita Marta Suplicy, que aparece em primeiro lugar na pesquisa, o resultado é um reconhecimento por tudo que fez durante os quatro anos que comandou a administração municipal.

- Foi uma surpresa, uma boa surpresa. Nós fizemos um governo em São Paulo que terminou com 48% de bom e ótimo. Apesar de termos perdido a eleição, percebemos que tem um reconhecimento que está ali plantado por parte da população e essa informação está agora provavelmente começando a chegar no interior do estado - diz Marta Suplicy, pré-candidata do PT.

Mas para disputar o cargo de governador de São Paulo, Marta Suplicy precisa vencer antes um adversário do próprio PT, o senador Aloízio Mercadante, que está otimista.

- Tenho confiança de que quando a gente colocar a campanha na rua, a gente ganha a prévia (do partido) e as eleições. Porque jogo é jogo e treino é treino - diz Aloízio Mercadante, pré-candidato do PT.

O ex-governador de São Paulo Orestes Quércia, nome do PMDB nas pesquisas, está em viagem no exterior e não foi encontrado para comentar os números da pesquisa do Ibope. Ele ainda nem decidiu se vai ser candidato, e mesmo assim aparece em segundo lugar na avaliação.

O ex-prefeito Paulo Maluf, envolvido em denúncias de corrupção, está em dúvida. Ele pensa em ser candidato a deputado federal, mas os bons números obtidos na pesquisa podem fazer com que ele mude de idéia.

- Esse resultado é altamente estimulante. Eu diria, me motiva muito. Dependendo do quadro a partir de abril, maio, eu tenho estimulo, sim pra ser candidato - diz Paulo Maluf.

O vereador Carlos Apolinário, do PDT, aparece em terceiro ou em quarto lugar, dependendo do cenário e dos candidatos adversários, e acha isso bom.

- Em todos os cenários que você coloca eu mantenho a mesma votação e eu não tenho campanha nenhuma. A minha campanha hoje é zero. Mesmo assim eu já tenho 7% - diz Carlos Apolinário, pré-candidato ao PDT.

A pesquisa mostra o vereador José Aníbal e o ex-ministro da Educação Paulo Renato de Souza como os candidatos do PSDB. Apesar de adversários na disputa pela indicação do partido, os dois afirmam que a indefinição dos tucanos explica o baixo desempenho deles na pesquisa.

- Para mudar esse cenário, é preciso definir o nosso candidato à presidência da República. Nós temos por enquanto apenas pré-candidatos. Espero que essa indicação ocorra dentro de um mês, mais ou menos. Para que se possa então trabalhar, construir as alianças. Pessoalmente, defendo a continuidade com inovação - diz José Aníbal, pré-candidato do PSDB.

O pré-candidato do PFL, Guilherme Afif Domingues, também comentou o resultado do Ibope por telefone. Ele disse que a falta de exposição na mídia prejudicou o desempenho dele na pesquisa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]