• Carregando...
 | Alan Marques / Folhapress
| Foto: Alan Marques / Folhapress

A nova legislação brasileira garante pelo menos 30% das candidaturas a cargos proporcionais nos partidos a mulheres. O que não significa que elas vão necessariamente obter melhores resultados na votação. As estatísticas da Justiça Eleitoral mostram que no Paraná os homens que se candidataram tiveram resultados melhores. No caso dos que disputavam uma vaga na Assembleia, por exemplo: a cada oito homens, um conseguiu ser eleito. Entre as mulheres, a estatística mostra que houve uma eleita para cada 32 candidatas. Situação parecida ocorreu na campanha para deputado federal. Para cada oito homens que se candidataram, um se elegeu. Entre as mulheres, houve duas eleitas num grupo de 50 candidatas. Média de uma eleita para cada 25 que se candidataram. O que se desconfia é que muitas mulheres acabaram se candidatando apenas para preencher as cotas dos partidos, mas nem fizeram campanha de verdade.

Em alta - Marina Silva

A candidata do PV não apenas fez cerca de 20% de todos os votos válidos para a Presidência como virou o apoio mais desejado no segundo turno por José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT). Além disso, ganhou pontos ao dizer que não aceitará troca de cargos pelo apoio, mas sim que se decidirá por quem se comprometer a defender as teses que considera importantes.

Em baixa - Netinho de Paula

O candidato do PCdoB ao Senado por São Paulo era considerado favorito para levar a vaga junto com Marta Suplicy (PT). Na última hora, no entanto, foi ultrapassado por Aloysio Nunes Ferreira (PSDB). Acabou em terceiro lugar na disputa e perdeu o mandato. O tucano entendeu o fato como mais um possível erro dos institutos de pesquisa na campanha.

Fantasma (foto acima)

O filho da ex-ministra da Casa Civil Erenice Guerra recebeu indenização da Terracap, estatal ligada ao governo de Brasília. Ele foi demitido em razão das denúncias de tráfico de influência praticadas por sua família. No sindicato, Israel Guerra não compareceu para assinar a rescisão. O filho da ministra, acusado de receber sem trabalhar, acabou sendo substituído no local por um "fantasma".

YouTube 1

A Justiça Eleitoral determinou a retirada de um vídeos veiculado no YouTube considerado ofensivo à candidata ao governo do Distrito Federal Weslian Roriz (PSC). O vídeo apresenta uma paródia com a vinheta do programa "A Grande Família", da TV Globo, com letra falando sobre corrupção e sobre o ex-governador Joaquim Roriz, marido de Weslian.

YouTube 2

Weslian pediu também a retirada de outro vídeo, feito por produtores brasilienses, com os "melhores momentos" de Weslian Roriz no debate entre candidatos ao governo do Distrito Federal, na Rede Globo. Na ocasião, Weslian se confundiu diversas vezes, e chegou a dizer que iria "defender toda aquela corrupção".

Pinga-fogo

"O PL 122 tem um artigo que criminaliza a Bíblia. A Bíblia diz que homossexualismo é pecado. Eu também acho. Isso, de acordo com a lei, passa a ser incitação ao ódio. Eu acho que não é."

Marcelo Crivella (PRB), senador reeleito pelo Rio de Janeiro, sobre o projeto que criminaliza a homofobia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]