• Carregando...

A oposição protocolou ontem pedido de convocação do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, para explicar no Congresso o suposto esquema de pagamento de propina na Agência Nacional de Petróleo (ANP). O PPS protocolou o pedido na Comissão Representativa do Congresso, que atua durante o recesso parlamentar, assim como convite para que o presidente da ANP, Haroldo Lima, explique as acusações.

"É de se esperar que o ministro tome providências no sentido de exigir a ampla transparência dos procedimentos administrativos e disciplinares tramitando na agência. O Con­­­gresso e a população brasileira merecem ser esclarecidos em relação aos graves fatos revelados pela mídia", disse o líder do PPS na Câmara, Rubens Bueno (PR), ao justificar os pedidos.

Reportagem publicada pela revista "Época" afirma que havia um esquema de cobrança de propinas dentro do órgão. Segundo a revista, a advogada Vanusa Sampaio, que representa companhias do ramo, foi procurada por dois assessores da ANP em 2008.

Os dois, Antonio José Moreira e Daniel Carvalho de Lima, disseram falar em nome do então superintendente Edson Silva, ex-deputado federal pelo PC do B, e explicaram que cobravam propina em troca de facilidades na agência. O encontro foi gravado.

Em nota, a ANP rejeitou as acusações, que classificou como "falsidades". Disse que os servidores gravados nunca foram do quadro permanente da agência e que estão fora da ANP há mais de dois anos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]