• Carregando...
Guilhermina Guinle no papel da socialite Alice, em "Paraíso Tropical" | Reprodução www.globo.com/paraisotropical
Guilhermina Guinle no papel da socialite Alice, em "Paraíso Tropical"| Foto: Reprodução www.globo.com/paraisotropical

O PPS do Paraná deu entrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em 19 pedidos para reaver o mandato de vereadores de 14 municípios paranaenses que deixaram o partido após 27 de março, data limite definida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para que parlamentares pudessem ter trocado de partido sem risco de perder o cargo.

Na semana passada, o partido já havia entregue no TRE o pedido de perda de mandato do vereador de Curitiba Tico Kuzma, que deixou o PPS e filiou-se no PSB. Se as representações feitas pelo PPS forem acatadas pelo TRE, os presidentes das câmaras municipais terão dez dias para empossar os novos parlamentares. O partido poderá pedir a perda de mandato de outros vereadores que deixaram a legenda após 27 de março, assim que outros diretórios municipais do PPS enviarem a relação de vereadores que saíram do partido.

A situação mais crítica para o PPS ocorreu em São Manoel do Paraná, município com apenas 2 mil habitantes. Lá, o partido perdeu cinco dos nove vereadores que compõe a Câmara Municipal. Eles deixaram o partido acompanhando o prefeito, que também era do PPS e que, segundo o partido, cedeu aos convites do governador Roberto Requião (PMDB).

Os "infiéis" de São Manoel são Dorival Braz Pini, Pedro de Vicente, Pedro Rocatelli, Santino Ferreira dos Santos e Suzilaine Beraldo. Nos municípios de Palmeira e de Inácio Martins, são dois os vereadores que deixaram o PPS: José Ferreira Martins e Valmir Sanson, de Palmeira. Além desses, Darci Vier e Hercílio Antônio Vieira, de Inácio Martins, também deixaram o partido.

Os pedidos de perda de mandato também envolvem Albenice Pinto de Souza (de Marechal Cândido Rondon), Braulino Ribas Vitória (Jaguariaíva), Dorival Castane (Lidianópolis), Edson Carlos Meira (Pinhão), Francisco Leônidas Carneiro (Ortigueira), Luiz Antônio Ramos (Matinhos), José Nelson Farias (Castro), Roberto Carlos da Conceição (Quatro Barras), Jocemar Correia de Almeida (General Carneiro) e Roberto Balbino da Silva (Ivaiporã).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]