Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Paraná

PPS requer vaga de Alceu Maron na Assembleia Legislativa

Deputado ficou na segunda suplência do partido nas eleições de 2010, mas, em 2011, migrou para o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB)

Apoiando-se na regra da fidelidade partidária, o Partido Popular Socialista (PPS) requereu, no fim da tarde da última segunda-feira (7), junto à Justiça Eleitoral, a destituição de Alceu Maron Filho (PSDB) do cargo de deputado estadual, que ele assumiu nesta semana. A informação é do presidente do PPS, o deputado federal Rubens Bueno.

Maron assumiu a vaga que era de Marcelo Rangel (PPS), que deixou a Assembleia para se tornar prefeito de Ponta Grossa.

Nas eleições de 2010, Maron ficou na segunda suplência do PPS, mas, em 2011, migrou para o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).

A Justiça Eleitoral tem entendido que, nos cargos proporcionais, o mandato é do partido ou da coligação, motivo pelo qual Maron pode perder a vaga. Nesse caso, assumiria o ex-deputado estadual Felipe Lucas (PPS).

De acordo com Bueno, o PPS está apenas pedindo o que é dele por direito. "Ele [Maron] deixou o partido em 2011, e ao deixar o partido também deixou a suplência, que é do PPS, e não dele".

Segundo o presidente, o caso está sob os cuidados do juiz do TRE Josafá Leme, escolhido como relator do caso.

Outro lado

Em nota, a assessoria de imprensa de Maron informou que, embora o deputado ainda não tenha conhecimento da ação movida pelo PPS, ele "entende que ela não logrará êxito porque sua transferência para o PSDB foi baseada em justa causa, o que é permitido pela legislação eleitoral".

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.