• Carregando...

O Partido da República (PR) é o único a declarar apoio no segundo turno das eleições municipais ao candidato a prefeito pelo PP, Antônio Belinati. No primeiro turno, o PR havia apoiado a coligação do candidato André Vargas (PT). Os partidos PMDB e PTB oficializaram o apoio à eleição de Luiz Carlos Hauly (PSDB), que já haviam sido informalmente anunciado.

Segundo o presidente municipal do PP, Marcos Defreitas, a decisão foi tomada por votação unânime durante reunião da executiva municipal.

O corpo a corpo será a estratégia do apoio do PR à campanha do candidato Antônio Belinati. "Alguns dos nossos candidatos a vereador são ligados a igrejas evangélicas, a alguns empresários e à área rural. Cada um vai trabalhar no seu setor", destaca Defreitas.

O presidente do PR diz não ter dúvida de que os votos angariados pelo partido a André Vargas no primeiro turno sejam transferidos ao candidato Antônio Belinati no segundo turno. "Vamos trabalhar o máximo possível para isso", afirma. Ele ressalta, entretanto, que não houve nenhuma negociação no sentido de participar da administração municipal caso o candidato Antônio Belinati seja eleito. "Vai depender se ele achar que podemos colaborar com a administração. Temos nomes para poder participar."

PMDB com Hauly

O deputado estadual Luiz Eduardo Cheida, presidente do PMDB em Londrina, declarou apoio do partido ao candidato Luiz Carlos Hauly (PSDB). O apoio foi oficializado em reunião do partido na quinta-feira. "Reunimos o máximo de representatividade [do partido] e a decisão foi coletiva", afirma Cheida. Ele diz que há uma identidade entre as duas candidaturas. "Hauly apresenta propostas para o futuro e não fica preso ao passado. Além disso, tem boas propostas para a educação", observa.

Cheida afirma que não impôs nenhuma condição para o apoio do PMDB ao tucano. "Não condicionamos [o apoio] a alguma participação no governo", diz. Conforme ele, toda a estrutura de candidatos a vereadores será utilizada na campanha de Hauly no segundo turno. "Vamos trabalhar com nossos vereadores organizados em grupo", explica o deputado.

De acordo com Cheida, é a coordenação da campanha tucana que vai definir onde será preciso fazer o trabalho. "Quem vai definir a melhor forma de trabalho é a coordenação de campanha do Hauly. Quem oferece apoio, ou entra de cabeça ou fica em casa", aponta.

Canziani foi procurado pelos dois

O presidente estadual do PTB, o deputado federal Alex Canziani, também oficializou apoio ao candidato tucano Luiz Carlos Hauly. Segundo ele, houve consenso na decisão da executiva do partido, em reunião realizada na sexta-feira pela manhã. "Avaliamos os prós e contras e tomamos a decisão pelo Hauly", afirma o deputado.

Canziani revela que os dois candidatos o procuraram para pedir apoio. "Hauly me procurou logo na segunda-feira e Belinati na quinta-feira a noite", diz. Para o deputado, Hauly pode alavancar o desenvolvimento da cidade e a geração de empregos. Ele destaca que o partido não vai somente votar em Hauly, mas trabalhar para elege-lo. "Vamos entrar [na campanha] de corpo e alma."

Apesar de afirmar que não houve nenhum acordo com o tucano, Canziani considera natural que o PTB participe da administração municipal caso Hauly seja eleito. "Queremos participar da administração, mas nada foi definido ainda. Queremos ganhar e ajudar", ressalta.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]