• Carregando...
Evani Justus, de Guaratuba: “extrema confiança” no marido | Felipe Lessa/Gazeta do Povo
Evani Justus, de Guaratuba: “extrema confiança” no marido| Foto: Felipe Lessa/Gazeta do Povo

Em Imbituva, prefeito interino nomeou quatro

No município de Imbituva (Campos Gerais), o prefeito eleito José Antônio Pontarolo teve a candidatura cassada por irregularidades na gestão anterior e não pôde assumir o cargo. Ironicamente, quem ocupa interinamente a prefeitura é seu filho, Rubens Pontarolo, eleito vereador e presidente da Câmara Municipal da cidade.

Leia a matéria completa

Prefeitos eleitos driblam STF e colocam parentes no 1.º escalão

Grande parte dos novos prefeitos paranaenses está iniciando seus mandatos mantendo um velho vício da administração pública: o nepotismo. Levantamento feito pela Gazeta do Povo mostra que em pelo menos 31 municípios do estado os prefeitos recém-empossados nomearam parentes para cargos de secretários municipais

Leia a matéria completa

Paranaguá - A contratação de parentes é regra nos municípios litorâneos paranaenses. Na maioria dos casos, o cônjuge do prefeito eleito foi nomeado como secretário – o que legaliza o ato, de acordo com o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF).

Em Paranaguá, junto com a reeleição de José Baka Filho (PDT) veio a nomeação de sua esposa, Jozaine Baka, como secretária de Planejamento. "É uma pessoa competente e que já teve experiência no cargo. Engenheira formada, também já trabalhou como gerente em duas grandes empresas", justifica Baka Filho.

A prefeita de Guaratuba, Evani Justus (PSDB), anunciou seu marido, Gil Justus, como um de seus cinco secretários municipais. "A escolha dele ocorreu pela necessidade de extrema confiança. Temos 35 anos de casamento, há 38 anos ele trabalha administrando finanças e por isso confio em toda sua responsabilidade."

Já o prefeito de Morretes, Amilton de Paula (PT), colocou a esposa Rosangela Franquetto na Secretaria de Ação Social – para ele, uma tradição na cidade. "Ela já foi diretora de ação social. E é costume do município nomear a primeira-dama para essa área", ressalta.

Para a mesma secretaria, em Antonina, Carlos Machado "Canduca" (PPS) também terá a presença de sua esposa, Elizandre Rodrigues. "Como é minha esposa, antes mesmo de eu assumir, debatemos muitos planos para essa área que é primordial para o bom andamento de nossa cidade. Isso foi fundamental", conta.

Em Pontal do Paraná, a filha do prefeito reeleito Rudisney Gimenes (PMDB), Loraine Gimenes, foi agraciada novamente com a Secretaria de Governo. "É uma advogada muito capaz e que está no cargo por méritos conquistados na gestão anterior", comenta.

Em Matinhos, os secretários ainda não foram nomeados e o prefeito Eduardo Dalmora (PDT) não foi encontrado para comentar o assunto.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]