• Carregando...

Os partidos políticos têm até hoje para definir os nomes que vão compor as chapas majoritária e proporcionais para as eleições de outubro. No Paraná, fecham a maratona de convenções o PFL, PDT, PTB, PSB, PSDC e o PRTB.

Confirmação – Ainda com impacto da morte do pai, o senador Osmar Dias deve ser confirmado hoje candidato ao governo do estado pelo PDT. Nesta manhã, a direção do PDT conversa com dirigentes do PTB, de onde deverá sair a confirmação da aliança entre os dois partidos.

Apoio certo – O PDT já dava como certa ontem a aliança com o PTB, que anuncia hoje que caminho tomar. De acordo com nota enviada à imprensa pelo PDT, o presidente estadual do PTB, Flávio Martinez, disse que o partido decidiu apoiar a coligação formada pelo PDT, PP e PSB em torno da candidatura do senador Osmar Dias ao governo do Paraná.

Dissidência - Mas a convenção do PTB não deve ser tão tranqüila. Os irmãos Simões não querem a aliança com Osmar Dias. O deputado estadual Carlos Simões anunciou ontem que vai colocar em votação uma proposta de coligação com o PMDB do governador Roberto Requião. O argumento é de que o PTB sempre foi aliado de Requião e deve ficar onde está.

Barrado - No PDT também tem gente que não quer a entrada do PTB. O deputado estadual Neivo Beraldin avalia que não é bom para Osmar Dias ter aliados de um partido que historicamente foi ligado ao presidente Lula (PT) e que ainda tem como ex-presidente o deputado federal Roberto Jeferson, que detonou o escandâlo do mensalão.

Saída - O ex-diretor da Itaipu Binacional, Euclides Scalco, ficou contrariado. Defendia a liberação do PSDB, já que a melhor hipótese, a candidatura própria, ficou inviabilizada porque o partido apostou em Osmar Dias. "Havia expectativa do PDT não lançar candidato a presidente", disse. Ficou tarde, segundo ele, para "sacrificar" um "nome brilhante" como o do Gustavo Fruet.

Opostos - O presidente estadual do PSDB, Valdir Rossoni, chegou até a chorar durante a convenção de ontem. Estava prevendo uma derrota, mas não por tão pouco. Já o presidente Hermas Brandão, era só alegria. Não desmanchou o sorriso durante toda a tarde e até dançou junto com uma bandinha que animava a votação.

Reforço - O líder do prefeito Beto Richa na Câmara, Mario Celso Cunha, ficou do lado de Hermas Brandão. "Temos chance de indicar um vice numa chapa forte como a do Requião", argumentou. O vereador também defendia a candidatura própria, mas como não vingou, decidiu acompanhar a tese do presidente da Assembléia.

Divisão - O pré-candidato a deputado federal pelo PSDB, Alfredo Kaefer, lamentou a disputa interna na convenção tucana. O empresário de Cascavel avaliou que o PSDB sai perdendo de qualquer jeito – seja qual tese vencedora- porque é uma decisão que divide o partido em duas alas: pró-Osmar e pró-Requião.

Visitante - O ex-deputado estadual Moisés Leônidas (PSB) participou ontem como "olheiro" da convenção tucana. Levou delegados do PSDB de sua base eleitoral, Londrina, para votar pró-Osmar Dias. Leônidas está em campanha para tentar retornar à Assembléia.

Indicado – Lideranças da região oeste querem indicar para candidato a vice-governador na chapa de Osmar Dias (PDT) o presidente da Câmara de Foz do Iguaçu, Carlos Budel (PTB). O vereador também preside a Associação que abrange 51 Câmaras da região e está em Curitiba participando das discussões para levar o PTB a fechar aliança formal com o PDT.

Desistência – O vereador e presidente do Sindicato de Asseio e Conservação da Grande Curitiba, Manassés Oliveira (PPS), desistiu de concorrer ao cargo de deputado federal. O motivo foi a coligação com o PFL. A decisão foi tomada após reunião dos filiados à Força Sindical no Paraná. Manassés já havia se licenciado da Câmara Muncipal de Curitiba para se dedicar à campanha.

Pinga-fogo

* A Associação Comercial do Paraná (ACP) informou ontem que nenhum deputado, nem mesmo Hermas Brandão (PSDB), respondeu nada sobre o ofício enviado à Assembléia Legislativa pela ACP e pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) há uma semana

* O documento reivindica "vontade política" e uma nova análise sobre a possibilidade dos projetos contra o nepotismo serem discutidos e votados ainda neste ano

* "O curioso é que nem mesmo o Veneri (autor da proposta) respondeu ou fez qualquer comentário sobre o documento que lhes enviamos", disse Cláudio Slaviero, presidente da ACP

* No dia em que o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, pediu demissão do cargo, o senador Flavio Arns (PT), candidato ao governo do estado, aproveitou a tribuna para falar sobre a crise da agricultura

* O Fórum pela Democracia promove hoje palestra sobre "Legislação e Normas Disciplinadoras do Pleito Eleitoral 2006", com Ana França e Silva, do TRE, às 10 horas, no plenarinho da Assembléia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]