• Carregando...

O Partido Republicano Brasileiro (PRB) homologou nesta segunda-feira a candidatura de José Alencar como vice-presidente na chapa de Luíz Inácio Lula da Silva (PT) à reeleição. A confirmação aconteceu durante a Convenção Nacional do partido em Brasília.

O PRB foi reconhecido em setembro de 2005, um mês antes de começar o período de filiações válidas para disputa eleitoral de 2006.

- O partido surgiu com um grande desafio de poder formar, em 30 dias, uma chapa que disputasse as eleições com chance de vencer a cláusula de barreiras. Teremos candidatos para disputar, com certeza faremos mais de dez deputados federais do partido - afirmou o senador Marcelo Crivella (RJ), um dos fundadores do partido.

Tanto o senador Marcelo Crivella quanto o vice-presidente José Alencar saíram do Partido Liberal (PL) e foram para o PRB. Com representação no Congresso, o partido conta com apenas um senador e dois deputados - José Divino e Vieira Reis.

Também aconteceu nesta segunda-feira, no Rio de Janeiro, a Convenção Nacional do Partido Comunista Brasileiro (PCB) que formaliza o apoio do partido à candidatura da senadora Heloísa Helena do PSOL à Presidência da República. Não há representantes do partido no Congresso Nacional. O PCB, que gerou o PPS, surgiu em 25 de março de 1922.

Já o Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) realizou a sua convenção neste domingo, em São Paulo, e garantiu apoio informal ao PT.

- A intenção é harmonizar com o PT nos estados e com os partidos da base aliada - disse o fundador e presidente nacional do PRTB, Levy Fidelix.

A sigla foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no dia 18 de fevereiro de 1997, mas sua origem está no PTB de Getúlio Vargas. O PRTB não tem representantes no Congresso.

O Partido Humanista da Solidariedade (PHS) não vai lançar candidato à Presidência da República, tampouco vai fazer coligação com outros partidos políticos. A decisão foi tomada durante a Convenção Nacional do partido no sábado em Goiânia (GO). Segundo o presidente nacional do PHS, Paulo Roberto Matos, na próxima semana haverá uma declaração de apoio informal do partido a algum candidato à Presidência.

O PHS foi registrado no dia 20 de março de 1997. Atualmente, não há representação no Congresso Nacional. O diretório nacional do Partido Trabalhista do Brasil (PT do B) e o do Partido Trabalhista Nacional (PTN) informaram que não vão realizar convenções nacionais por não terem candidato à Presidência da República.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]