
Em ano eleitoral, políticos não deixam de aparecer em eventos públicos. Entre os presidenciáveis, há compromissos típicos de carnaval marcados na agenda de Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB). Dilma Rousseff (PT) deve passar o feriado na Base Naval de Aratu, na Bahia, mas interrompe o descanso para ver os trios elétricos no domingo, em Salvador. Não há nenhuma restrição, de acordo com a legislação eleitoral, para que pré-candidatos participem de eventos públicos neste período. As ações mais comuns nessa época do ano e que são vedadas a agentes públicos é fazer campanha antecipada, realizar ou divulgar pesquisas de intenção de voto sem registro.
A presidente passou os últimos feriados em Aratu. Mas neste ano, mesmo sendo avessa a badalações, deve acompanhar os blocos de Carnaval na capital, em Salvador. Seguranças da Presidência teriam vistoriado o camarote do governador Jaques Wagner (PT), para averiguar as condições de segurança. Em 2010, a petista assistiu aos desfiles na Sapucaí, no Rio de Janeiro, junto do governador Sérgio Cabral (PMDB). Na ocasião, quando era ministra da Casa Civil, Dilma chegou a descer até a avenida, dançou com garis e passou boa parte da noite sorrindo ao lado da cantora Madonna e do governador, que era então seu aliado.
Quatro anos depois, a relação entre a presidente e Cabral está estremecida porque o PT confirmou a candidatura do senador Lindbergh Farias (PT) ao governo do Rio. A presidente também não pretende aparecer em Recife para ver o tradicional desfile do Galo da Madrugada, como fez há quatro anos com o então aliado Eduardo Campos, hoje seu adversário.
Campos vai assistir ao tradicional bloco recifense e a algumas festividades em Olinda. Uma passada pela Sapucaí não está descartada. Ele e o prefeito de Recife, Geraldo Julio (PSB), assistiriam aos blocos de Recife em camarotes superluxuosos, que haviam sido licitados pela prefeitura. Toda a área VIP estava orçada em R$ 295 mil, mas o edital foi cancelado, numa tentativa do grupo de demonstrar austeridade.
Aécio Neves, pré-candidato tucano, tem convites para o carnaval de Salvador e desfiles cariocas. À convite do prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), o tucano ontem iria assistir o bloco Furdunço no camarote da prefeitura. No Rio de Janeiro, Aécio vai estar junto com o prefeito Eduardo Paes (PMDB), no camarote reservado à prefeitura. Ele decidiu não passar pelos camarotes das cervejarias, como fez no carnaval passado, onde seria obrigado a vestir a camiseta dos patrocinadores.
Os foliões e as máscaras da política
Não vão faltar políticos nas festas de carnaval. Enquanto pré-candidatos cumprem agenda de pré-campanha, os foliões têm à disposição máscaras de políticos. Na região da Rua 25 de Março, na área central de São Paulo, por exemplo, lojas especializadas em artigos para carnaval oferecem máscaras de dirigentes como a presidente Dilma Rousseff, o ex-presidente Lula, o chefe do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa, e até mesmo personalidades internacionais, como o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.




