Nove secretários de governo, sete diretores de empresas da administração indireta do estado, um diretor de secretaria, além do chefe de gabinete do governador deixam os cargos hoje para concorrer nas eleições de outubro. É a data limite para a desincompatibilização, prevista na lei complementar n.º 64 de 1990 que fala sobre as condições que tornam uma pessoa inelegível no Brasil. Eventos oficiais do governo do estado servirão para a despedida de alguns membros da equipe.
As substituições dos secretários, na maior parte, vão seguir soluções caseiras, com a nomeações dos diretores gerais das pastas. Apenas na Casa Civil, da qual sai Caíto Quintana e assume o ex-conselheiro do Tribunal de Contas Rafael Iatauro e na secretaria de Ciência e Tecnologia, da qual sai Aldair Rizzi e entra a reitora da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Lígia Pupatto, os novos secretários vêm de fora das secretarias. Até a noite de ontem ainda não havia definição de quem seriam os substitutos para a Secretaria de Assuntos Metropolitanos, a direção do Procon, do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (IPEM), para a diretoria administrativa da Sanepar e a diretoria da Empresa Paranaense de Cassificação de Produtos (Claspar).
O vice-governador Orlando Pessuti, que acumula a Secretaria da Agricultura, deixa hoje a pasta, apesar de não confirmar se vai disputar as eleições deste ano. Ele foi eleito conselheiro do Tribunal de Contas, na metade de março, mas a demora para a sua nomeação e a desincompatibilização no prazo definido pela legislação eleitoral deixam em aberta a possibilidade de candidatura. Pessuti fará um balanço de sua atuação frente a pasta e sua despedida em um almoço no restaurante Madalosso, em Curitiba, marcado para festejar o alcance de metas do programa Leite das Crianças. No evento estarão produtores, mães e crianças atendidas pelo programa, que foi uma das bandeiras de campanha de Roberto Requião, que participa do encontro.
Pessuti continuará como vice-governador, cargo que só o torna inelegível se ele assumir o lugar de Roberto Requião nos próximos meses.
O diretor do Detran, Marcelo Almeida, comanda um evento hoje pela manhã em que anuncia novos investimentos para a Polícia Militar do Paraná. O anúncio coincide com a despedida do cargo. De acordo com o aviso de pauta publicado na agência de notícias do governo, Almeida escolheu o Quartel do Comando Geral da PM para fazer um balanço de sua gestão, ao mesmo tempo em que entregará as motocicletas que integram o kit trânsito.
A reitora da UEL, Lígia Pupato, que está assumindo a secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, concede entrevista coletiva hoje pela manhã em seu gabinete, em Londrina. Lygia Pupatto fará uma prestação de contas de sua administração e vai falar sobre os planos de ação frente à SETI. O vice-reitor Eduardo Di Mauro assume a vaga a partir de amanhã. A transmissão de cargos será feita na segunda-feira, nos gabinetes das secretarias e órgãos correspondentes.



