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A campanha eleitoral só começa oficialmente no dia 6 de julho, mas os rostos de diversos pré-candidatos já estão estampados nas ruas das maiores cidades do Paraná. Ao menos dez políticos estão com seus nomes e fotos em outdoors, mas negam que as mensagens sejam relacionadas às eleições 2006.

Esta é apenas uma "safra" de outdoors de pré-candidatos, que começaram a aparecer no ano-novo, desejando um bom 2006 para os paranaenses, continuaram no início de janeiro, em março faziam referência ao Dia das Mulheres e, no fim do mês passado, voltaram a aparecer. Em Curitiba, o aniversário da cidade, no dia 29 de março, ou homenagem de entidades e partidos para o trabalho de políticos são algumas das justificativas apresentadas para a peça publicitária.

Pré-candidato a deputado federal pelo PFL, o ex-prefeito de Curitiba, Cassio Taniguchi, aproveitou a data de aniversário da cidade para fazer uma homenagem insinuante. O outdoor mostrava a mensagem "Feliz futuro, Curitiba". Taniguchi diz que não teve a intenção de lançar uma futura candidatura. "Não é campanha e sim uma homenagem ao aniversário de Curitiba", disse.

Luiz Cláudio Romaneli, candidato a deputado estadual pelo PMDB, tem 70 outdoors espalhados principalmente em Curitiba, onde estão 42 deles. Em Londrina, há mais 6, além de outras cidades em que ele tem base eleitoral. Mas Romaneli nega que o material seja de campanha. "É uma homenagem que os companheiros do PMDB fizeram pelo meu trabalho desenvolvido na área da habitação", disse ele, que se afastou da Secretaria da Habitação para ser candidato. Romaneli admite, porém, que o outdoor é um instrumento "poderoso", já que fica exposto 15 dias em pontos estratégicos da cidade.

O novo programa de rádio em uma emissora de Curitiba é a justificativa do vereador Ney Leprevost (PP) para os 25 outdoors espalhados pela cidade. A mensagem soa a slogan de campanha. "Ney Leprevost – a voz jovem do Paraná". Segundo o vereador, pré-candidato a deputado estadual, no entanto, não é essa a intenção. "Tenho o maior respeito pela Justiça Eleitoral. Consultei advogados antes de colocar os outdoors e eles disseram que não fere a lei eleitoral. Se ferisse, não colocaria", disse.

Outro rosto muito visto nas ruas de Curitiba é o do deputado estadual Rafael Greca (PMDB), pré-candidato à reeleição. Ele diz que os 40 outdoors não são o lançamento de sua campanha e sim uma maneira de divulgar seu site, que foi reformulado. "Eu mesmo respondo os e-mails que recebo. Hoje respondi perto de 400. O site é uma extensão do gabinete e eu considero a internet um sistema democrático e muito poderoso de se fazer política."

Em Ponta Grossa, os políticos da cidade têm usado os outdoors sob o pretexto de divulgar apenas suas atividades profissionais. No entanto, o que mais chama a atenção nas peças publicitárias são os nomes e as fotos dos políticos. Um deles é o médico e pré-candidato a deputado estadual Ricardo Mussi (PTN), que vem divulgando seu nome e o seu programa de rádio e televisão, em que dá dicas e orientações sobre prevenção de doenças, em diversos outdoors espalhados pela cidade. Vice-prefeito na gestão passada, o médico já concorreu a uma cadeira na Assembléia Legislativa em 2002.

Os deputados estaduais Dobrandino Gustavo da Silva (PMDB) e Reni Pereira (PSB), ambos de Foz do Iguaçu, parecem estar em ritmo de reeleição na cidade. Dobrandino exibe um outdoor em Foz para enfatizar seu papel na construção de oito quadras cobertas em colégios estaduais. O colega Reni usou a mesma mídia para lembrar o eleitor do seu mais recente projeto, a criação de um pólo tecnológico em Foz, já sancionado pelo governo do estado.

Nas ruas de Umuarama o outdoor que mais chama a atenção é do deputado estadual Ratinho Júnior (PPS), prestando contas e anunciando a conquista de obras para a cidade.

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