
O prefeito de Santa Tereza do Oeste, Amarildo Rigolin (PP), afirmou que não pode condenar seus dois secretários que estão presos desde terça-feira (26) antes que a Justiça dê a sentença. Os secretários Júlio Cezar Valdomeri (Finanças) e Fernando Prado (Saúde) foram presos durante a quarta fase da Operação Panaceia, que investiga desvio de recursos da saúde em mais de 20 prefeituras da Região Oeste do Paraná. Além deles, os empresários Márcio José Veiga e Joe Henrique Franz, donos de uma distribuidora que fornece medicamentos ao Município foram presos.
Rigolin também não pretende exonerar os secretários, mas afirma que está abrindo um processo administrativo para saber o que aconteceu. Ele afirmou que ambos os secretários são pessoas de sua “extrema confiança” e sugeriu que as denúncias podem estar ligadas ao “estopim de pólvora” que seria a oposição política na cidade. “Não posso condená-los até que a Justiça prove [os supostos crimes]”, declarou. Ele ressaltou, no entanto, que o caso tem que ser investigado a fundo.
No dia da operação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), os policiais encontraram R$ 6 mil no gabinete do secretário de Saúde que não soube explicar a origem. Segundo o Gaeco, o grupo preso é responsável por fraudar pelo menos 30 licitações desde 2013 e causado um roubo de aproximadamente R$ 600 mil aos cofres públicos.



