• Carregando...

Foi um mandato curto. Dois anos a frente da prefeitura de Curitiba. Porém isso não impede que Luciano Ducci (PSB) cite com orgulho seus feitos: os indicadores sociais e econômicos da cidade, os prêmios recebidos, as 7,5 mil obras inauguradas ao longo da gestão (dos quatro anos, ele era o vice-prefeito nos primeiros 15 meses). Mesmo não tendo convencido o eleitorado de que deveria continuar na cadeira de prefeito, diz que em nenhum momento, mesmo após o primeiro turno das eleições, diminuiu seu ritmo de trabalho. "Ninguém entrou em depressão, não houve baixo astral em função de não termos vencido a eleição. Pelo contrário, estamos preocupados em marcar esta como uma gestão de responsabilidade, fazendo as coisas de forma objetiva, correta, e encerrar o mandato desta forma".

Se tivesse mais tempo, Ducci diz, mais uma vez, que gostaria de ter feito a licitação do metrô, projeto que continua defendendo diante da equipe do próximo gestor como sendo o melhor para a cidade. Se tivesse mais um mandato, gostaria de investir também na erradicação da pobreza absoluta. "É um projeto palpável e seria minha meta mobilizadora da próxima gestão".

Como principal feito, Ducci não cita apenas um. Diz que os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), no qual Curitiba ficou nos últimos três anos com a melhor colocação dentre as capitais, o fato de a cidade ser hoje o 4.º melhor PIB do Brasil e a diminuição da taxa de miséria da cidade mostram que a gestão andou pelo caminho certo.

Candidato

Ducci revelou à reportagem da Gazeta do Povo, em matéria do início de dezembro, que pretende se candidatar a algum cargo nas eleições de 2014. Questionado sobre suas ambições políticas, ele disse que não queria uma secretaria estadual como "prêmio de consolação" e que trabalharia para fortalecer o PSB no estado. Declarou, ainda, que "provavelmente participará do processo eleitoral". Ele pode se candidatar a deputado federal ou estadual – cargo que já exerceu entre 2003 e 2004.

Para o diretor do Paraná Pesquisas, Murilo Hidalgo, a baixa na aprovação não deve prejudicá-lo. Por um lado, Ducci ainda conta com a aprovação de cerca de 500 mil eleitores, número suficiente para elegê-lo deputado. Por outro, esses dados refletem apenas o atual momento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]