• Carregando...
Sting: sem dom para as rimas | Arquivo Gazeta do Povo
Sting: sem dom para as rimas| Foto: Arquivo Gazeta do Povo

O projeto de lei propondo a construção do Portal do Bacacheri, mais conhecido como "Portal da Vaca", foi vetado pelo prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB), e derrubado de vez ontem pelos vereadores, com a confirmação do veto. Daqui para a frente, a a prefeitura não deve mais aceitar propostas de construção de portais na cidade.

A proposta do vereador Elias Vidal (PDT) causou muita polêmica, não só no bairro Bacacheri, como na cidade inteira. Ele propunha que, ao lado do portal, houvesse a reprodução de uma vaca, em lembrança a uma lenda que fala da origem do nome do bairro. Segundo a tradição, um imigrante francês que morava no bairro tinha uma vaca, cujo nome era "Chérie". Um dia, a vaca se perdeu e o francês saiu pelas ruas da região gritando por sua "baca Chérie". O bairro acabou ficando conhecido, então, por Bacacheri.

Os moradores do Bacacheri, porém, não gostaram da idéia do portal e criticaram publicamente o projeto em uma audiência pública promovida pelo vereador Elias Vidal no mês passado. O prefeito acabou vetando o projeto. E o veto foi apreciado ontem pela Câmara. O veto foi mantido por 27 vereadores. Outros dois votaram pela derrubada dele. A votação foi secreta.

A justificativa do prefeito para vetar o projeto é a quantidade de propostas parecidas em tramitação no Legislativo. "Não havia problema no projeto, mas a intenção do prefeito é vetar qualquer proposta de construção de portal porque poderia haver uma ‘epidemia’ de portal na cidade. Curitiba já tem portais o suficiente", disse o líder do prefeito, vereador Mário Celso Cunha (PSB).

Elias Vidal foi avisado do veto pelo secretário de governo, Rui Hara, e mostrou-se magoado. "Entendo que algumas pessoas, com intenções políticas, denegriram a minha proposta", disse Vidal. Mas ele acredita que já fez um serviço para a cidade. "A lenda do bairro foi divulgada e o Bacacheri ficou conhecido nacionalmente", disse. Vidal afirmou ainda que vai reapresentar a proposta, em um momento mais adequado.

Outra proposta de portal, a que previa construção de um deles na Avenida Winston Churchill, no Pinheirinho, também foi vetada pelo prefeito. A Comissão de Economia da Câmara ontem também aos autores ontem duas propostas de portal: uma do vereador Roberto Hinça (PDT), o Portal Avenida Brasília/Shopping Aberto do Comércio; e outro, também denominado Shopping Aberto do Comércio, na Avenida Izaac Ferreira da Cruz, de autoria de Mauro Moraes (PSDB) e Tico Kuzma (PSDB).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]