• Carregando...
Arquimedes Ziroldo (PTB), o Bega (centro): prefeito em Pitangueiras e, agora, em Astorga | Divulgação
Arquimedes Ziroldo (PTB), o Bega (centro): prefeito em Pitangueiras e, agora, em Astorga| Foto: Divulgação

De olho nas obras do vizinho

Pelas ruas de Astorga, Bega caminha com desenvoltura e é parado e cumprimentado a todo instante, até mesmo pelos que não concordaram com o fato de ele abandonar a administração em Pitangueiras. "Considerando o que fez em Pitangueiras, tenho certeza de que fará uma boa administração em Astorga", diz a comerciária Cleide Batista. "Eu não achei certo ele abandonar seu mandato de prefeito em Pitangueiras. Mas acho que a maioria aprovou o que ele fez na sua cidade", avaliou o trabalhador Olivio Pereira. "O Bega enfrentou muita rejeição em Astorga, mas o que prevaleceu foi a capacidade administrativa", afirmou a vendedora Zildinha Bianchi. (MB)

O único prefeito com três mandatos consecutivos no Paraná, garantido na última eleição, é o agricultor e bacharel em Administração de Empresas Arquimedes Ziroldo (PTB), o Bega, de 52 anos. Ele havia sido eleito prefeito de Pitangueiras – cidade de três mil habitantes no Norte do estado – para o mandato de 2000/2004 e conseguiu a reeleição para o período de 2005/2008. Neste ano, no dia 4 de abril, ele renunciou ao mandato e mudou-se para a vizinha Astorga, onde se lançou candidato a prefeito. Enquanto ainda era prefeito de Pitangueiras, em setembro de 2007, transferiu seu título de eleitor para Astorga.

Na disputa com dois adversários locais, Bega venceu com 7.693 votos (49%), contra os 6.586 (42%) dados a Marino Martioli (PDT) e os 1.326 votos (8%) obtidos por Osvaldo Machado (PMN). A população do município é de 25 mil habitantes.

Bega explicou que sempre manteve muitas amizades e relacionamentos comerciais em Astorga, distante 16 quilômetros de Pitangueiras. "Observando os bons resultados obtidos na minha administração. Amigos e até lideranças políticas começaram a me incentivar a disputar a prefeitura de Astorga. Acabei aceitando o desafio", revelou Bega, que trocou o PMDB pelo PTB.

O "forasteiro" lembrou que já havia sido o primeiro prefeito do município, ex-distrito de Rolândia, emancipado em 1993. "Fui prefeito na gestão 1993/1996. Depois fiz meu sucessor (1997/2000), de quem fui secretário de Obras e Finanças. Nesta eleição, meu grupo político também conseguiu fazer o sucessor em Pitangueiras."

Bega ponderou que, embora nunca tenha morado em Astorga, fez o ensino médio na cidade. "Vale lembrar ainda que, nos três mandatos de prefeito que exerci em Pitangueiras, sempre comprei no comércio de Astorga, paguei em dia e nunca pedi comissão ou propina."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]