Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Mudança no protocolo

Prefeitos antecipam posse para passar réveillon com a família

Veja onde fica Realeza |
Veja onde fica Realeza (Foto: )

Hoje à noite terá festa no município de Realeza. E o motivo não é só o réveillon. Às 19h30 será a cerimônia de posse do prefeito Eduardo Gaievski (PT), do vice e dos nove vereadores eleitos. A solenidade ocorre no auditório da prefeitura e deve durar uma hora. A programação inclui ainda uma missa de ação de graça na igreja matriz da cidade, celebrada após a posse.

Apesar de contrariar o protocolo, na maioria das cidades do país a posse acontece amanhã, não há na legislação eleitoral qualquer proibição que impeça a troca da data. O que vale para a Justiça Eleitoral, explica a assessoria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é a diplomação do candidato eleito. A posse seria apenas uma formalidade do Executivo.

Reeleito com folga, o petista teve 83,4% de votos, Gaievski conta que esta não é a primeira vez que a solenidade de posse é antecipada. "Em 2004, quando assumi a prefeitura aconteceu a mesma coisa. É bom porque preserva o dia primeiro para as pessoas passarem com os familiares", disse. Além disso, conta o petista, o povo costuma participar mais quando a solenidade acontece no dia 31.

Se empossar os eleitos na véspera de ano-novo é novidade, o que dizer da iniciativa da Câmara de Santa Izabel do Oeste que deu posse ao prefeito, vice e vereadores ontem à noite. A solenidade ocorreu no Clube Saniza. "Eu prefiro assim, porque todos podem passar o feriado com a família", disse o prefeito reeleito Olívio Brandalero (PMDB). É a primeira vez que a cidade resolve antecipar a cerimônia. "A intenção é reunir o povo. A posse de hoje (ontem) é simbólica. A (posse) oficial acontece no dia 1º (amanhã)", explicou Gérson Luis Ghiggi, secretário da Câmara. (KK)

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.