Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
municípios

Prefeitos cobram do Planalto medidas para aliviar caixa dos municípios

Aloizio Mercadante recebeu uma comissão de prefeitos para tratar do uso dos recursos de depósitos judiciais. | Elza Fiúza/Agência Brasil
Aloizio Mercadante recebeu uma comissão de prefeitos para tratar do uso dos recursos de depósitos judiciais. (Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil)

O ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, recebeu nesta quinta-feira (13) dirigentes da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) que cobraram do governo medidas para aliviar o caixa dos municípios, como a renegociação dos prazos para pagamentos de precatórios e o uso dos recursos de depósitos judiciais.

Participaram da audiência no gabinete do ministro os prefeitos Marcio Lacerda (Belo Horizonte), Artur Virgílio (Manaus), Luiz Marinho (São Bernardo do Campo) e Maguito Vilela (Aparecida de Goiânia). A FNP tem feito um périplo por Brasília desde abril, quando se reuniu com a presidente Dilma Rousseff.

Em seguida, os prefeitos tiveram encontros com o vice-presidente Michel Temer e com os presidentes da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

Os prefeitos cobraram de Mercadante avanços na construção de uma agenda federativa permanente com o Planalto. A criação de uma mesa com representantes do governo federal e das prefeituras foi prometida à diretoria executiva da FNP em abril pela presidente e reforçada por Temer, mas o projeto não saiu do papel até agora.

No início da semana, a FNP divulgou uma carta aberta em que pediu “diálogo” entre os Poderes para superar a crise política e econômica que acomete o país, posição diferente de outras entidades de municípios que enviarão representantes a Brasília para engrossar os protestos contra o governo marcados para o próximo domingo (16).

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.