• Carregando...
Presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Luiz Lázaro Sorvos | Nani Gois/ Alep
Presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Luiz Lázaro Sorvos| Foto: Nani Gois/ Alep
  • Luiz Claudio Romanelli (PMDB), deputado estadual

O presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Luiz Lázaro Sorvos (foto), e diversos prefeitos do estado estiveram ontem na Assembleia Legislativa pedindo "socorro" aos deputados. Na audiência, eles solicitaram aos parlamentares que trabalhem para flexibilizar a Lei Orgânica do Tribunal de Contas do Estado (TC). Segundo Sorvos, a burocratização do processo traz dificuldades para as entregas de relatórios ao TC e compromete a administração das prefeituras. "Não se trata de afrouxar o controle das contas ou fugir do dever de prestá-las, mas não podemos viver esse calvário", afirmou. Ontem, inclusive, era o último dia para que os municípios entregassem as prestações de contas relativas a 2013, sob pena de perderem a certidão positiva. Diante do apelo, deputados, prefeitos e conselheiros agendaram uma reunião para hoje, às 10 horas, na sede do tribunal.

249 é o número de prefeituras que tinham entregue sua prestação de contas referente ao ano de 2013 ao TC, até as 17h15 de ontem. O prazo foi encerrado à meia-noite.

Promessas

O presidenciável Aécio Neves (PSDB) disse ontem que reduzirá pela metade o número de ministérios, em um almoço com empresários em São Paulo. Na ocasião, o senador prometeu ainda criar uma secretaria extraordinária para promover a reforma tributária e defendeu a redução da maioridade penal.

Adiamento 1

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ) adiou mais uma vez o julgamento do pedido de foro privilegiado impetrado pelo secretário especial do Cerimonial e Relações Internacionais do governo do Paraná, Ezequias Moreira. Pivô do caso da sogra fantasma, Ezequias pede que seja remetido ao TJ o processo criminal a que ele responde por desvio de dinheiro público.

Adiamento 2

O julgamento já havia sido adiado na última sessão do Órgão com o pedido de vista do desembargador Clayton Maranhão. Na sessão de ontem, ele votou a favor do foro privilegiado, divergindo do relator, o desembargador Shiroshi Yendo. Outros oito magistrados acompanharam a divergência apresentada por Maranhão. Porém, o julgamento foi interrompido com um pedido de vista do desembargador Luiz Panza.

CPI na Assembleia

A Assembleia Legislativa instalou ontem uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar possíveis irregularidades cometidas por administradoras de condomínios no Paraná. A CPI é de iniciativa do deputado Roberto Acciolli (PV).

Pinga-fogo

"Há uma mão invisível, não sei se peluda ou delicada, que impede o Paraná de receber os empréstimos. Somos sabotados com o claro interesse de criar desgaste político ao governo do estado."

Luiz Claudio Romanelli (PMDB), deputado estadual, ao anunciar para hoje a apresentação de um pedido de instalação de Comissão Especial de Investigação (CEI) para apurar as causas da suposta discriminação que o Paraná estaria sofrendo da União em relação às solicitações de empréstimos.

Colaboraram: Euclides Lucas Garcia, Bruna Maestri Walter e Katna Baran.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]