• Carregando...
Confira as principais reinvidicações dos prefeitos |
Confira as principais reinvidicações dos prefeitos| Foto:

Cerca de 4 mil pessoas, entre prefeitos, secretários municipais, vereadores e autoridades dos governos federal e estadual são esperados hoje na abertura da 12ª Marcha dos Prefeitos, em Brasília. Eles pretendem discutir assuntos como a escassez de recursos, as reformas tributária e da Previdência, a reformulação do pacto federativo e a regulamentação da Emenda Constitucional 29, em debates e reuniões com parlamentares. Aproximadamente 150 prefeitos das 18 microrregiões do Paraná devem comparecer ao evento.

De acordo com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), responsável pela mobilização, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou presença no ato. Segundo interlocutores, Lula deve atender a outra reivindicação dos prefeitos: do encontro de contas das prefeituras com a Previdência. O presidente já pediu estudo à Receita Federal para ver a viabilidade disso.

No fim da tarde, o grupo de paranaenses se reúne com os deputados federais que representam o estado. Junto com a Associação dos Municípios do Paraná (AMP), eles vão entregar à bancada federal uma pauta de reivindicações das associações regionais de municípios do Paraná. "Nós queremos que as nossas reivindicações sejam ouvidas e atendidas. Vamos acompanhar a bancada federal de perto para garantir que isso aconteça", declarou o presidente da AMP e prefeito de Castro, Moacyr Elias Fadel Junior.

Os prefeitos não chegam apenas com pedidos em Brasília. Também há elogios por parte da CNM. O principal alvo dos agradecimentos é a recomposição dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O governo federal garantiu a reposição de quase R$ 1 bilhão aos cofres municipais, apesar da queda da arrecadação federal.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]