• Carregando...

Umuarama – Depois do protesto contra a queda nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), na segunda-feira passada, os prefeitos do Paraná já começam a programar a redução no expediente das prefeituras e as férias coletivas do fim de ano, visando a contenção de despesas. Umuarama é o primeiro município a reduzir o expediente pela metade. O presidente da Associação dos Municípios do Paraná, Luiz Sorvos, disse que as demais prefeituras ainda não decidiram a mudança no horário de funcionamento.

O novo horário começará a amanhã. O prefeito Luiz Renato Ribeiro de Azevedo (PPS) decidiu abrir a prefeitura para atendimento ao público das 7h às 13h. Até a coleta do lixo vai trabalhar meio-dia. Luiz Renato diz que ainda não sabe o montante a ser economizado, mas espera diminuir os custos com telefone, energia elétrica, horas-extras e outros serviços. Apenas o posto de saúde central vai funcionar o dia todo. O secretário municipal de Gabinete, Cezar Furlanetto, afirma que a administração municipal não está com a corda no pescoço, mas tomou a decisão para evitar apertos no futuro. "Temos que garantir o pagamento em dia dos fornecedores e o décimo terceiro salário dos 2 mil servidores", disse.

O presidente da AMP informou que a decisão de Umuarama em reduzir o expediente, por enquanto, é isolada. Parte dos demais prefeitos já decidiu pelas férias coletivas no fim de ano. A maioria das prefeituras fechará as portas no dia 15 de dezembro e reabrirá no dia 31 de janeiro de 2006. Sorvos disse que apenas os serviços essenciais serão mantidos.

Sobre a redução do expediente a partir de agora, Sorvos comentou que, particularmente, é contra a decisão. Ele acha que a redução nas despesas é pequena e há desgastes perante a comunidade. "Mas os prefeitos estão livres para tomar as decisões que bem entenderem", disse o presidente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]