• Carregando...
DIlma: medidas causam impacto nas contas. | EVARISTO SA/AFP
DIlma: medidas causam impacto nas contas.| Foto: EVARISTO SA/AFP

Com o risco de o Congresso Nacional aprovar medidas que causem impactos nas contas governamentais, a presidente Dilma Rousseff permanecerá nesta nesta quarta-feira (24) em Brasília para acompanhar de perto as votações na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.

A ideia inicial era que a petista viajasse para o Rio de Janeiro para fazer visita à Fundação Oswaldo Cruz. No início da manhã, no entanto, o governo federal entrou em contato com a entidade para remarcar a agenda para março.

Avaliação positiva do governo Dilma passa de 9% para 11,4%, diz CNT/MDA

Leia a matéria completa

Segundo a reportagem apurou, a petista está preocupada com a aprovação de duas propostas: medida que estabelece porcentual mínimo de investimento pelo governo federal em ações e serviços de saúde e projeto que revoga a participação obrigatória da Petrobras na exploração do petróleo da camada do pré-sal.

Na terça-feira (23), o governo federal orientou os líderes da base aliada na Câmara dos Deputados a não aprovarem a primeira iniciativa, que, para o Palácio do Planalto, tem o risco de inviabilizar o ajuste fiscal, uma vez que aumentaria os recursos destinados à área de saúde.

Em encontro na semana passada com a base aliada do Senado Federal, a presidente chegou a classificar a revogação da participação da empresa estatal, de acordo com relatos de presentes, como “absurda” e enfatizou que o governo federal é contrário a ela.

Nesta quarta-feira (24), está programado que o Senado Federal retome as discussões sobre o projeto de lei, que tramita em regime de urgência, de autoria do senador José Serra (PSDB-SP). Pela regra atual, a Petrobras deve atuar como operadora única do pré-sal com uma participação de pelo menos 30%.

Além das votações parlamentares, a presidente demonstrou preocupação nesta quarta-feira (24), de acordo com auxiliares e assessores, com o anúncio da agência de classificação de risco Moody’s de rebaixamento da nota de crédito do Brasil.

A medida significa que o país perdeu o último selo de bom pagador que detinha entre as três maiores agências de risco do mundo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]