• Carregando...

Os senadores pedetistas Cristóvam Buarque e Jeferson Perez, presidenciáveis do partido, estarão amanhã em Curitiba para participar do Encontro Nacional de Vereadores, Suplentes e Lideranças. O evento está sendo organizado pelo presidente municipal do partido, vereador Jorge Bernardi. O senador Osmar Dias, pré-candidato ao governo do estado fará um pronunciamento no sábado.

Cúpula – Além de Osmar Dias e dos presidenciáveis, já confirmaram presença no encontro o presidente nacional da legenda, Carlos Lupi, o governador de Alagoas, Ronaldo Lessa, e o deputado federal Miro Teixeira. O evento será realizado durante amanhã e sábado no Embratel Convention Center.

Fiscalização – O recém-empossado conselheiro do Tribunal de Contas Caio Márcio Nogueira Soares reuniu-se ontem com os secretários estaduais Rogério Tizzot (Transportes) e Vírgilio Moreira Filho (Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul). Soares é o superintendente da 6.ª Inspetoria de Controle Externo do TC, responsável pela fiscalização de algumas secretarias de governo, entre elas a dos Transportes e a da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul.

Pai 1 – A aprovação ontem pela Assembléia do Salário Mínimo Regional provocou mais um capítulo na luta pela paternidade da idéia. Mauro Moraes (PMDB) afirma que apresentou a proposta em 2004, estabelecendo o valor de R$ 450. O projeto foi barrado na CCJ pelo então presidente Hermes Fonseca (PT), que alegou que a iniciativa desse tipo de matéria deveria ser do Poder Executivo.

Pai 2 – Quando o governo enviou à Assembléia a proposta aprovada ontem, Hermes Fonseca comemorou, garantindo que ele teria convencido o governador Requião a encaminhar a matéria. Ontem, os dois parlamentares falaram, após a aprovação, como os pais da idéia do mínimo regional.

Na vista – Os vereadores da bancada petista de Curitiba anunciaram ontem que vão identificar por conta própria os carros de serviço que vão receber da Câmara nos próximos dias. "A mensagem aprovada em novembro de 2005, sobre o uso do brasão nos bens da prefeitura exclui os veículos de autoridades, como secretários e o prefeito. A bancada do PT votou contra defendendo a identificação de todos os veículos da administração", explicou André Passos.

Integração – O Comitê Suprapartidário de Mulheres, braço da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), que forma a bancada de saia de vários partidos políticos dentro da associação, estuda o apoio a todas as candidatas nas eleições de outubro. Entre elas, a vereadora Julieta Reis (PSB), candidata a deputada estadual, e Gleisi Hoffmann (PT), candidata ao Senado.

Posse – Toma posse hoje na Procuradoria-Geral no Ministério Público do Tribunal de Contas a procuradora Ângela Costaldello. Além de procuradora, ela é professora da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná. A posse será às 14 horas.

Eleições – A Câmara Municipal promove hoje um seminário sobre reforma eleitoral. Entre outros temas, os palestrantes vão falar sobre a eficácia ou ineficácia do sistema de cotas para mulheres, cláusula de barreira, fidelidade partidária, financiamento público de campanha e sobre a possibilidade de pesquisas eleitorais induzirem os eleitores. O seminário começa às 9 horas, no anexo 2 da Câmara, com a presença dos advogados Henrique da Silva e Eneida Desiree Salgado.

Prejuízo – Durante discurso no plenário da Câmara dos Deputados, o paranaense Hidekazu Takayama (PMDB-PR), afirmou que o agronegócio nacional acumulou perdas de R$ 30 bilhões nos últimos dois anos. "Se antes havia um casamento do custo de produção com a receita obtida pela comercialização, agora existe um verdadeiro divórcio. O custo sobe e os preços recebidos caem", explica o deputado.

Pinga-fogo

* A CPI do Tráfico de Armas da Câmara Federal aprovou ontem requerimento do deputado Eduardo Sciarra (PFL-PR) pela realização de audiência pública em Foz do Iguaçu com os órgãos encarregados de fiscalização na fronteira – Polícia Federal, Receita Federal, Ministério Público e Polícia Rodoviária Federal.

* Manutenção da verticalização, programas eleitorais gratuitos, abuso de poder e uso indevido dos meios de comunicação são os temas da palestra do advogado e professor de Direito Eleitoral da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Romeu Bacellar, e da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Guilherme de Salles Gonçalves.

* As palestras serão durante o Congresso Paranaense de Direito Administrativo, marcado entre 8 e 10, no Hotel Bourbon, em Curitiba.

* O CREA-PR divulgou nota ontem afirmando que atendeu à determinação do Tribunal de Contas da União, ao rescindir, em julho de 2004, com todos os funcionários contratados sem concurso após maio de 2001.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]