Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Educação

Presidente autoriza gasto de R$ 150 milhões no ensino técnico

Brasília (Folhapress) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva bateu o martelo ontem e autorizou a finalização do projeto de expansão da rede federal de ensino técnico com a implantação de 32 novas escolas no país, sendo 25 para o próximo ano, o último do seu mandato.

Com isso, serão investidos R$ 150 milhões no setor, sendo 70% até o final de 2006, para que todos os estados passem a ter pelo menos uma escola técnica federal.

Quatro unidades da federação – Mato Grosso do Sul, Acre, Amapá e Distrito Federal – não contam com esse tipo de estabelecimento de ensino. No total, são 109 unidades hoje, incluindo Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e escolas agrotécnicas, de acordo com dados da Setec, secretaria do Ministério da Educação responsável pela área.

A educação técnica e profissional é considerada uma das prioridades de Lula, que tem formação nesse tipo de curso. Desde 1998, quando a lei 9.649 foi aprovada, a União só estava autorizada a construir novas escolas se estados, municípios, organizações não-governamentais ou instituições se responsabilizassem pela manutenção das unidades. Com isso, não houve expansão da rede federal, que acabou perdendo espaço para as particulares.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.